lembrança

Vida e obra de Francisco Brennand: um artista genial e do Recife

As obras de Brennand podem ser vistas em vários pontos do Recife

Por Adriana Victor
Por Adriana Victor
Publicado em 20/12/2019 às 15:13
Marcos Michael/Acervo JC Imagem
FOTO: Marcos Michael/Acervo JC Imagem

A importância de um artista genial como Francisco Brennand pode ser medida pela permanência e pelo alcance de sua criação. Mesmo com a partida marcada no calendário em 19 dezembro de 2019, o mestre da Várzea vai seguir entre nós: na Torre de Cristal, monumento com 32 metros de altura, bem em frente ao Marco Zero do Recife; nos murais, painéis e esculturas espalhados por toda a cidade. Nas peças criadas por ele que hoje se espalham Brasil e mundo afora. Pintor, ceramista, escultor, desenhista, gravador - artista plástico. Completo, absoluto.

Francisco Brennand fez mais: transformou em museu e templo uma antiga fábrica de cerâmica que pertenceu à sua família. Um lugar que vai seguir atraindo, para o bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, os moradores da cidade e muitos visitantes - do Brasil e de muitos cantos do mundo. Hoje e no futuro. Aos 92 anos, lá se foi Francisco Brennand. Ficamos todos com o encantamento de sua arte. Para sempre.

Vida e obra

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 11 de junho de 1927, no Recife. Conhecido como o Mestre dos Sonhos, em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a Velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917.

>>>Veja como está estado de conservação de esculturas de Francisco Brennand no Recife<<<

>>>Emoção toma conta do velório de Francisco Brennand, na Várzea<<<

Além do bairro da Várzea, as obras de Brennand podem ser vistas em vários pontos do Recife: desde o Parque das Esculturas, próximo do Marco Zero, na área externa do Shopping Recife e também no Aeroporto dos Guararapes.

Luto

''A cultura de Pernambuco tem muitas marcas, sendo uma das mais ricas do País. E, sem dúvida, uma das grandes referências está justamente na produção artística de Francisco Brennand. É uma grande perda para todos. Sua obra marcou época e contribuiu com a projeção do Estado no mundo. Deixa para todos nós um dos maiores valores: sua produção artística que tanto nos orgulha”, lamentou o presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça.

+VÍDEOS