Comércio

Confira dicas para efetivação em trabalhos temporários de fim de ano

Dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontam um crescimento de 5% nas vendas de fim de ano no Recife, comparado a 2018

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 30/12/2019 às 11:40
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Começar o ano novo com a carteira assinada em Pernambuco é considerado privilégio. Cerca de 650 mil pessoas estão fora do mercado de trabalho e sonham com um novo emprego. Nesta época do ano, os trabalhos temporários aparecem como uma chance para quem quer conseguir voltar ou iniciar uma atividade formal.

>> Grande Recife: confira o que abre e fecha no Ano Novo

Segundo dados divulgados pelo IBGE, Pernambuco é o terceiro estado no país com o maior número de desempregados. Por isso, vale todo esforço para conseguir uma vaga. O vendedor Ricardo Bernardo estava desempregado e conseguiu um emprego temporário em uma loja de sapatos. Ele se desdobra diariamente para conseguir ser efetivado.

“Estou me esforçando bastante, correndo atrás. A galera antiga corre demais, a gente tem que estar em cima deles, dando 110% de si”, explica.

Dicas

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Pernambuco revela otimismo para o aumento do número de pessoas que estão em vagas temporárias sendo efetivadas nas empresas, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo ela, dados preliminares da CDL apontam um crescimento de 5% nas vendas de fim de ano no Recife, se comparado a 2018. ela deu dicas do que fazer para se destacar e conseguir a tão sonhada vaga efetiva.

“Primeiro, ser proativo. Quando você demonstra se antecipar às coisas que estão acontecendo, você demonstra sua contribuição para o todo, atuação para fazer além do seu, apoiar um colega, contribuir arrumando a loja, dando uma geral, tudo isso faz com que o funcionário se destaque”, conclui.

+VÍDEOS