energia elétrica

Saiba o que é tarifa branca e confira dicas para baixar a conta de luz

As pessoas já podem aderir as novas regras da Celpe

Com informações de Juliana Oliveira
Com informações de Juliana Oliveira
Publicado em 02/01/2020 às 16:55
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A tarifa branca que já começou a valer, neste inicio de 2020, e os clientes da Celpe já podem optar por uma nova modalidade na cobrança da tarifa da energia elétrica. Se o consumidor escolher aderir, os valores de cobrança na conta de luz serão determinados pelos horários de utilização da energia.

>>>Criança de 2 anos morre em Olinda e polícia suspeita de choque elétrico em geladeira<<<

De acordo com a companhia, a modalidade é para incentivar a redução do consumo de energia nos horários de maior consumo. quem usar menos luz nos períodos determinados pela Celpe vai pagar menos. Os horários da tarifa reduzida variam em cada Estado brasileiro em Pernambuco a cobrança está dividida em três faixas:

  • 16h30 até às 17h29 - a tarifa custa 35% mais alta
  • 17h30 até às 20h29 - a tarifa vai aumentar 110%
  • 20h30 até às 09h29 - a tarifa volta a ser 35% mais cara.

Como economizar

Com a nova forma de cobrança da energia elétrica o consumidor vai precisar ficar atento. As pessoas pode economizar dentro das novas regras das 21h30 às 16h28 do dia seguinte, pois o consumo vai estar 15% mais baixo em relação a tarifa convencional.

Adesão

Para ter acesso à modalidade é preciso fazer uma solicitação à companhia elétrica que irá instalar um novo medidor de energia e podem aderir os consumidores de baixa tensão de residências e de pequenos comércios onde o consumo de luz é igual ou superior a 250 kW (Quilowatt) por mês.

A mudança não vale para o consumidor de baixa renda que já possui tarifa em condição especial. De acordo com a Celpe, o consumidor que aderir a tarifa branca e depois se arrepender, pode voltar atrás e solicitar a cobrança convencional.

+VÍDEOS