CORONAVÍRUS

Recife terá limite de cliente em mercados e controle de fila em bancos

As medidas fazem parte do plano para conter avanço do coronavírus

Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

Para conter os avanços de casos do novo coronavírus no Recife, as medidas de restrição vão ficar mais severas a partir desta terça-feira (14). Por meio de coletiva de imprensa online na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Geraldo Julio anunciou o reforço.

Geraldo Julio apresentou um balanço dos últimos 30 dias no Recife, em relação à pandemia do coronavírus, e afirmou que um decreto será publicado amanhã para tentar expandir ainda mais o isolamento social.

As novas medidas valem para supermercados, bancos e casas lotéricas. Segundo com Geraldo Julio, inicialmente, mais de 600 mil pessoas mantiveram o isolamento social no Recife, número que reduziu, nos últimos dias, devido ao retorno de circulação de 120 mil pessoas.

Supermercados

Os mercados devem limitar a 50% de sua capacidade a entrada de pessoas, além de só poder ser utilizado um terço das vagas de estacionamentos, sendo permitido apenas uma pessoa por veículo. Álcool em gel deve ser disponibilizado tanto na entrada das lojas, quanto nos caixas.

Além disso, a entrada nos estabelecimentos será restrita a uma pessoa por família. Os caixas também devem ser higienizados após os atendimentos.

Bancos e loterias

Os bancos e casas lotéricas devem fazer a ordenação das filas dentro e fora dos estabelecimentos, respeitando o distanciamento social mínimo e evitando aglomerações.

Fiscalização e multa

A fiscalização será intensificada pelo Procon e em casos de descumprimento, o estabelecimento estará sujeito a multa e a suspensão do alvará de funcionamento.

Filas na manhã desta segunda-feira

Contas a pagar, benefício a receber. Os motivos que levam as pessoas a saírem de casa e enfrentarem as filas no bancos durante a quarentena do coronavírus são muitos. Na manhã desta segunda-feira (13), a reportagem da TV Jornal encontrou filas na agência da Caixa Econômica da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, no bairro de Casa Caiada, em Olinda. Já na Rua Padre Lemos, em Casa Amarela, muitas pessoas dormiram no local para garantir o atendimento.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS