Prevenção

Ordem e Conscientização: operação combate aglomerações em Afogados

Já foram recebidas 47.727 mil denúncias de desobediência a normas em combate ao coronavírus. Confira as punições possíveis para quem descumpri-las

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 07/05/2020 às 8:40
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Uma operação integrada, envolvendo as forças de segurança, trânsito, controle urbano, direito do consumidor e saúde, foi realizada na manhã desta quinta-feira (7), no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife.

O objetivo é prevenir a disseminação da covid-19, o novo coronavírus, em uma região bastante movimentada na capital. Serão realizadas ações de dispersão das aglomerações, fiscalização sanitária, fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, ordenamento do comercio informal e do trânsito.

Assista na reportagem

Na ocasião, além de orientações, serão distribuídas 3 mil máscaras em locais como o Terminal Integrado, mercado público, Largo da Paz e arredores.

Operação integrada

A operação envolve as operativas de segurança da Secretaria de Defesa Social (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Prefeitura do Recife (Dircon, CTTU e Guarda Municipal), secretarias de saúde do Estado e Recife (por meio de suas vigilâncias sanitárias) e Procon, além dos efetivos que atuam na Lei Seca e Operação Bar Seguro.

Coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), a operação visa a otimizar esforços e dar mais efetividade às determinações sanitárias de isolamento social e prevenção à transmissão do novo coronavírus.

Denúncias

Desde 18 de março, quando medidas de isolamento social entraram em vigor, o CICCR atuou em 47.727 mil denúncias de desobediência às normas de saúde pública. Dessas, 25.916 se referiram a aglomeração de pessoas (54,3%); 9.929 foram sobre o funcionamento irregular de bares e restaurantes (20,8%) e 8.384 relataram comércio sem autorização para funcionar (17,57%).

Punição

Ao todo, 293 pessoas tiveram de ser conduzidas a delegacias por não atenderem às orientações dos policiais, bombeiros ou guardas municipais. O artigo 268 do Código Penal Brasileiro prevê detenção de 1 mês a 1 ano, além de multa, para quem infringir determinações do poder público visando a conter a disseminação de doença infectocontagiosa.

>> Hospital de Câncer precisa de ajuda para continuar atendendo pacientes
>> Mulher faz apelo por doação de sangue; veja como e onde doar
>> Menina de 3 anos com leucemia precisa de doação de sangue
>> Paróquia do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio realiza campanha de arrecadação de máscaras para moradores de rua
>> Coronavírus: Profissionais de saúde do Recife criam campanha para arrecadação de doações
>> Núcleo de Apoio à Criança com Câncer afirma que doações caíram pela metade por causa do coronavírus
>> Pandemia do coronavírus: Lar do Neném pede doações para se manter

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

>> Hemope tem estoques baixos por causa do coronavírus e convoca doadores
>> Delegacia de Boa Viagem e ONG fazem campanhas para arrecadar doações
>> Hemope faz esquema para doações de sangue na pandemia do coronavírus
>> Coronavírus: HCP e Detran lançam campanhas para arrecadar doações
>> Veja como ajudar e onde procurar ajuda neste cenário de coronavírus

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:

+VÍDEOS