COVID-19

Governo decreta quarentena em cinco cidades da RMR; veja mudanças

Medida vai ser aplicada nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, no período de 16 a 31 de maio

Aluísio Moreira/SEI
FOTO: Aluísio Moreira/SEI

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (11), por meio de decreto, o endurecimento das medidas para garantir o isolamento social no estado. Após manhã de reuniões, Paulo Câmara confirmou a quarentena em 5 municípios do Grande Recife.

"68% dos óbitos estão concentrados em apenas 5 municípios. Por isso, a partir de amanhã, iniciaremos uma série de medidas de caráter educativo. A partir do dia 16, essas medidas passam a ser obrigatórias", disse Paulo Câmara, durante coletiva online.

A medida vale para as cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, no período de 16 a 31 de maio. Porém, a partir de amanhã (12), já estão valendo em período educativo.

"Esse momento é um momento crítico, todas as modelagens apontam para isso e é hora sim de ficar em casa", afirmou o secretário de saúde do Recife, Jaílson Correia, durante entrevista a TV Jornal.

Medidas e mudanças

Uso de máscaras

Entre as medidas de proteção, estão previstas a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos moradores e trabalhadores dessas cidades. Pessoas sem o equipamento em vias públicas serão orientadas a retornar para suas casas. Os estabelecimentos comerciais ou transporte público serão autuados quando for constatada a presença de pessoas sem o uso das máscaras.

Rodízio de veículos

Será implantado o rodízio de veículos, com a circulação separada por placas ímpares e pares. Também haverá a instalação de pontos de controle móveis e intermunicipais. O Decreto determina a realização de ações de fiscalização e a apreensão dos veículos sem autorização para transitar.

As exceções serão os profissionais das áreas de Saúde, Segurança, Defesa Civil e de uso oficial. Veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos e ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega também estão liberados.

Pontos de fiscalização

Serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, 08 em Olinda e 08 e Jaboatão. Outros dois pontos serão instalados, sendo um em Camaragibe e outro em São Lourenço da Mata.

Controle da circulação de pessoas

A circulação de pessoas será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. Nas comunidades serão realizadas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais, higienização de ruas e distribuição de kits de higiene, entrega de material informativo com reforço ao isolamento social e orientações de saúde. Nesses locais serão distribuídas cestas básicas, além de orientações sobre benefícios assistenciais.

Estudos científicos

As medidas foram tomadas com base em projeções cientificas, cujos dados mostram a necessidade de aumentar o isolamento social para evitar o aumento ainda mais acelerado dos casos de Covid-19. Os números mostram que, apesar de ter alcançado todas as regiões de Pernambuco, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos estão concentrados em apenas cinco municípios: Recife, Olinda, Jaboatão, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Serviços essenciais

Os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias seguem funcionando normalmente. Para os demais municípios, permanecem em vigor as medidas previstas nos decretos anteriores.

+VÍDEOS