Coronavírus

Próximo do fim do lockdown, Polícia faz abordagens durante a noite

Polícia Militar de Pernambuco ampliou a fiscalização aos carros e nos terminais de ônibus

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 29/05/2020 às 13:15
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Próximo do fim do lockdown (medidas mais rígidas), instituído por Decreto Estadual, em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife, para combater a pandemia do novo coronavírus, a Polícia Militar de Pernambuco ampliou a fiscalização aos carros e nos terminais de ônibus. Além do aumento no número de pontos de fiscalização, os passageiros também estão sendo abordados à noite.

A equipe da TV Jornal acompanhou o trabalho da PMPE na manhã desta sexta-feira (29). Logo cedo na Avenida Agamenom Magalhães, o trânsito estava praticamente parado próximo ao bloqueio da Operação Quarentena. Segundo os agentes, a abordagem aos motoristas acaba gerando essa lentidão, mas é necessário que todos sejam abordados e apresentem um documento que justifique a saída. Segundo a polícia, o movimento durante a manhã foi grande, maior do que o esperado para um dia de chuva.

Desde o início da quarentena, os agentes de trânsito das cidades incluídas no Decreto Estadual, em parceria com a Polícia Militar, têm trabalhado para fazer com que as determinações sejam cumpridas. Ações feitas não só nas principais ruas e avenidas, mas também nos terminais de ônibus. Nesses locais, os policiais tem abordado os passageiros para orienta-los sobre o decreto.

O Grande Recife atua em parceria com medidas para evitar aglomerações dentro dos ônibus com fiscais que controlam o número de passageiros por veículo. Um trabalho que, segundo eles, é feito não só pela manhã, mas também a noite.

>> ONG distribui 450 refeições para comunidade em Olinda; veja como doar
>> Coronavírus: doação de sangue pode ser agendada respeitando quarentena
>> Hospital de Câncer precisa de ajuda para continuar atendendo pacientes
>> Mulher faz apelo por doação de sangue; veja como e onde doar
>> Menina de 3 anos com leucemia precisa de doação de sangue
>> Paróquia do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio realiza campanha de arrecadação de máscaras para moradores de rua

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

>> Coronavírus: Profissionais de saúde do Recife criam campanha para arrecadação de doações
>> Núcleo de Apoio à Criança com Câncer afirma que doações caíram pela metade por causa do coronavírus
>> Pandemia do coronavírus: Lar do Neném pede doações para se manter
>> Delegacia de Boa Viagem e ONG fazem campanhas para arrecadar doações
>> Coronavírus: HCP e Detran lançam campanhas para arrecadar doações
>> Veja como ajudar e onde procurar ajuda neste cenário de coronavírus

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:

+VÍDEOS