Trânsito

Faixa Azul começa a funcionar na Av. Agamenon Magalhães

A faixa é exclusiva para ônibus e táxis que estiverem com passageiros

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/06/2020 às 10:35
Andréa Rêgo Barros/PCR
FOTO: Andréa Rêgo Barros/PCR

Nesta terça-feira (16), começou a funcionar a Faixa Azul na Avenida Agamenon Magalhães, que faz ligação com a Zona Sul da à cidade de Olinda. Ao todo, são quatro quilômetros, sendo dois deles no sentido Recife-Olinda e outros dois no sentido Olinda-Recife. A faixa é exclusiva para ônibus e táxis que estiverem com passageiros. Além disso, seis linhas de ônibus tiveram os itinerários alterados por causa da implantação da faixa e alterações no trânsito.

No sentido Centro/Boa Viagem, a Faixa Azul começa nas imediações do Viaduto da Avenida João de Barros e segue até o Real Hospital Português. Alguns trechos terão fluxo misto de veículos para conversões ou acessos na pista. Já no sentido Recife/Olinda, a via exclusiva começa nas proximidades da Rua João Asfora e segue até a imediação do Viaduto da Avenida João de Barros.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o objetivo da implantação da Faixa Azul é de garantir mais espaço para os ônibus nas vias. “Garantir espaço para o transporte público em uma avenida de grande porte como a Agamenon Magalhães é priorizar quem mais precisa e implantar uma política de mobilidade mais justa, que prioriza espaços ocupados por pessoas, não por veículos praticamente vazios. A Faixa Azul é uma das principais marcas desta gestão e nos deixa orgulhosos porque é um caminho para avançar pela qualidade de vida dos nossos cidadãos”, explica.

Multa

Os motoristas de carros particulares que forem flagrados transitando no local vão ser multados a partir do dia 1º de julho.

Alterações no trânsito

Para conclusão do projeto da Faixa Azul da Agamenon, outras nove intervenções foram feitas previamente. Por ser uma implantação de grande complexidade, técnicos e gestores da CTTU estudaram o trânsito e o fluxo de veículos e pessoas na cidade por anos para entregar o corredor exclusivo da maneira mais responsável. Com os estudos, o órgão implantou o novo plano de circulação para Ilha do Retiro, para facilitar os acessos aos bairros da Torre, Madalena e Graças, assim como a faixa reversível da Avenida Beira Rio, uma solução de engenharia de trânsito baseada no fluxo de veículos em cada hora do dia.

A Rua do Paissandu também passou por mudanças com realocação de semáforos no entorno e mais espaços para pedestres. Na saída da Ilha do Leite para Avenida Governador Agamenon Magalhães, houve mudança no acesso à pista local para diminuir os conflitos. A Rua Dom Bosco passou a ter sentido duplo em um dos seus trechos, uma nova entrada para o bairro da Ilha do Leite foi feita para quem vem da Avenida Governador Agamenon Magalhães, pela Rua João Asfora.

Além disso, recentemente, foram implantadas a restrição de circulação de veículos na Praça do Derby e o reordenamento do trânsito na imediação entre a Agamenon e Avenida Rui Barbosa. Todas essas intervenções foram feitas em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

+VÍDEOS