CORONAVÍRUS

Reabertura de igrejas: fiéis mantém distanciamento durante missas

Centenas de fiéis compareceram às missas nesse domingo (28), data que marcou a reabertura das igrejas católicas no estado.

Jailton Júnior / TV Jornal
FOTO: Jailton Júnior / TV Jornal

Centenas de fiéis compareceram às missas nesse domingo (28), data que marcou a reabertura das igrejas católicas em Pernambuco. Os templos voltaram a receber o público obedecendo rígidas medidas de segurança para se proteger do contágio do novo coronavírus.

>>>Novo normal: Donos de bares e restaurantes adaptam estabelecimentos para reabertura

>>>"Caixas misteriosas são prejuízo significativo ao meio ambiente", diz pesquisador

Boa Viagem

Na Matriz do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, a celebração aconteceu a portas fechadas. Para respeitar o limite de apenas 30% da capacidade, os fiéis precisaram confirmar a presença através do e-mail da paróquia. Nos bancos, o distanciamento entre uma pessoa e outra e o uso obrigatório de máscaras foi respeitado até mesmo pelo padre.

Espinheiro

Já na Zona Norte do Recife, quem chegava à Igreja no bairro do Espinheiro para assistir a celebração, era abordado por agentes pastorais que mediam a temperatura e higienizavam as mãos dos fiéis com álcool em gel. Haviam placas que informavam o uso obrigatório de máscaras.

Dos cerca de 1000 lugares, apenas 300 estavam disponíveis e todos eles marcados com o distanciamento estabelecido pelo decreto do Governo. Apenas pessoas da mesma família podiam sentar juntas.

Retorno

As novas regras para frequentar os templos religiosos por causa da pandemia fizeram com que os fiéis se sentissem mais seguros dentro das igrejas. Apesar da quantidade reduzida, o padre da igreja do Espinheiro, Frei Luiz Nunes, comemorou o retorno dos fiéis à paróquia.

+VÍDEOS