SAÚDE

Gripe: campanha de vacinação termina nesta terça no Recife

Crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos ainda não atingiram a meta de imunização

Andréa Rêgo Barros/PCR
FOTO: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe no Recife se encerra nesta terça-feira (30). Até o momento, mais de 488 mil pessoas já haviam sido vacinadas. No entanto, quatro grupos prioritários ainda não atingiram a meta de 90% de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto) e adultos de 55 a 59 anos.

Cerca de 35% desses grupos se vacinaram contra a influenza na Campanha deste ano, que, em parte do período, coincidiu com a quarentena mais rígida (lockdown) no Recife. Por outro lado, a capital pernambucana já bateu a meta de cobertura vacinal dos idosos (139,6%) e dos profissionais de saúde (90,7%).

Confira detalhes

Vacinas disponíveis

Segundo o Programa de Imunização do Recife, cerca de 150 mil doses da vacina ainda estão disponíveis nas mais de 130 unidades de saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Aonde se vacinar?

Conforme o Programa de Imunização do Recife, cerca de 150 mil doses da vacina ainda estão disponíveis nas mais de 130 unidades de saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Você confere a lista completa no site da Prefeitura do Recife, clicando AQUI.

Procedimento

Para agilizar a vacinação, a recomendação é que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Além disso, parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. As mães no pós-parto devem levar documentação que comprove a realização do parto nos últimos 45 dias, como, por exemplo, a certidão de nascimento da criança.

Já os professores e os profissionais de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. As pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Os portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E).

Vacinação em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça que termina nesta terça-feira (30) a campanha de vacinação contra a influenza. Em Pernambuco, já foram imunizadas mais de 2,6 milhões de pessoas, e pouco mais 800 mil ainda precisam fazer a proteção contra três tipos da influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. No Estado, os grupos prioritários formados por idosos (120%), trabalhadores de saúde (128%) e indígenas (99%) já atingiram meta.

Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu novos públicos na vacinação contra a influenza. Além de crianças, gestantes e puérperas (45 dias após o parto), podem ser vacinados contra a influenza: adultos entre 55 e 59 anos, população indígena, pessoas com deficiência e comorbidades, professores dos ensinos básico e superior, forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (motoristas de ônibus e cobradores), portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, trabalhadores de saúde e idosos.

+VÍDEOS