FESTA DO CARMO 2020

Festa do Carmo: Fiéis fazem filas na basílica do Carmo para homenagear padroeira do Recife

A fila se formou porque todos precisavam ter a temperatura verificada e as mãos higienizadas com álcool antes de entrar na igreja

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 15/07/2020 às 13:45
Bruno Campos/TV Jornal
FOTO: Bruno Campos/TV Jornal

Nesta quarta-feira (15), véspera do dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade do Recife, vários fiéis fizeram fila em frente à Basílica do Carmo para assistir à missa das 10h. Muita gente resolveu ir à igreja na véspera, para evitar aglomerações. Foi o caso da manicure Marilene, que veio do bairro da Madalena. Este ano, será a primeira vez que não irá ocorrer a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas vias próximas a Basílica. As mudanças na festa acontecem por causa da pandemia do novo coronavírus.

>>Saiba o que abre e fecha no Recife durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo

Na ocasião, a fila se formou porque todos precisavam ter a temperatura verificada e as mãos higienizadas com álcool antes de entrar. O Médico Cínico Geral, Severino Lopes, mora em Carpina e foi prestar homenagens à Nossa Senhora do Carmo. Ele preferiu não participar da missa, mas trouxe um lindo buquê de flores em homenagem à Santa, de quem é devoto. Na linha de frente de combate à covid 19, pediu, acima de tudo, proteção.

Dia da festa

No dia dedicado 16 de julho, as Santas Missas vão ocorrer às 5h e 7h. A Missa Solene de Encerramento vai ser rezada às 9h. Logo em seguida, mais duas missas vão ser celebradas, às 12h e 15h.

Segundo a Basílica, todos os cuidados estão sendo tomados como medidas de prevenção a covid-19. Os bancos e pisos estão sendo higienizados após cada cerimônia e álcool em gel é oferecido na entrada do Templo. Máscaras são obrigatórias para todas as pessoas que vão entrar na Igreja. Neste ano o número de celebrações, também foi diminuída. Em 2019 foram realizadas seis cerimônias por dia, em 2020 o número foi reduzido para cinco celebrações diárias.

Bom senso

Mas o reitor da basílica, Rosenildo Alexandre, pede bom senso dos fieis. A recomendação é acompanhar a festa de casa.

+VÍDEOS