FESTA DO CARMO

Mesmo sob chuva, fiéis fazem fila na Basílica do Carmo no último dia de celebrações

Acompanhe ao vivo as celebrações em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife

Wellington Lima / TV Jornal
FOTO: Wellington Lima / TV Jornal

Para os católicos, esta quinta-feira (16) representa o dia de celebração na Basílica Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife. A festa surgiu com o intuito de agradecer a mãe de Jesus pelos benefícios concedidos nos tempos de dificuldades.

View this post on Instagram

Mesmo de baixo de chuva, muitos fiéis foram até a Basílica Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife, na manhã desta quinta-feira (16). A festa surgiu com o intuito de agradecer a mãe de Jesus pelos benefícios concedidos nos tempos de dififuldades. Pela primeira vez na história, a celebração mudou o formato. Por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, as apresentações artísticas e as missas são transmitidas na internet. Em relação às missas presenciais, a limitação do número de participantes em cada celebração é de 30%, o que equivale a cerca de 80 pessoas por missa. Saiba mais em TVJORNAL.com.br #TVJornal #Notícias #NossaSenhoradoCarmo #Feriado #BasílicadoCarmo #Recife Fotos: Filipe Jordão e Wellington Lima / JC Imagem

A post shared by TV Jornal | SBT (@tvjornalsbt) on

Mesmo de baixo de chuva, muitos fiéis foram até a Basílica Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife, na manhã desta quinta-feira (16), dia de Nossa Senhora do Carmo. A entrada foi por ordem de chegada. Funcionários realizavam a medição de temperatura, os fiéis usavam o álcool em gel nas mãos e todos, obrigatoriamente, usavam máscaras e respeitavam o distanciamento social.

Pela primeira vez na história, a celebração mudou o formato. Por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, as apresentações artísticas e as missas são transmitidas na internet. Em relação às missas presenciais, a limitação do número de participantes em cada celebração é de 30%, o que equivale a cerca de 80 pessoas por missa.

Assista ao vivo

Dia da festa

No dia dedicado 16 de julho, as Santas Missas vão ocorrer às 5h e 7h. A Missa Solene de Encerramento vai ser rezada às 9h. Logo em seguida, mais duas missas vão ser celebradas, às 12h e 15h.

Segundo a Basílica, todos os cuidados estão sendo tomados como medidas de prevenção a covid-19. Os bancos e pisos estão sendo higienizados após cada cerimônia e álcool em gel é oferecido na entrada do Templo. Máscaras são obrigatórias para todas as pessoas que vão entrar na Igreja. Neste ano o número de celebrações, também foi diminuída. Em 2019 foram realizadas seis cerimônias por dia, em 2020 o número foi reduzido para cinco celebrações diárias.

Bom senso

Mas o reitor da basílica, Rosenildo Alexandre, pede bom senso dos fieis. A recomendação é acompanhar a festa de casa.

Programação da tarde

Encerrando as comemorações em homenagem a padroeira do Recife, outras duas missas serão celebradas no período da tarde.

2020

Em 324 anos de festividades em honra à Flor do Carmelo, como também é conhecida Nossa Senhora do Carmo, esta será a primeira vez que não irá ocorrer a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas vias próximas a Basílica.A ação visa evitar aglomerações.

Por esse motivo, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo vai ficar em cima de um altar que vai ser montado em frente à porta principal do templo, no dia 16 de julho.

O tema da festa neste ano é:"Senhora do Carmo, Saúde dos Enfermos e lema: Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!".

+VÍDEOS