PEDIDO

Pandemia: Urbana propõe mudança nos horários de trabalho para conter aglomerações nos ônibus

Para evitar aglomerações nos ônibus, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana) propõe que o Governo do Estado de Pernambuco mude os horários de funcionamento do comércio e de alguns serviços

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 03/08/2020 às 11:58
Bruno Campos / JC Imagem
FOTO: Bruno Campos / JC Imagem

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana) quer que o Governo do Estado mude os horários de funcionamento do comércio e de alguns serviços para evitar aglomerações nos ônibus. Segundo os empresários, mesmo com a volta de algumas atividades econômicas, o número de passageiros que utilizam transporte público hoje é de apenas 50% comparado ao período antes da pandemia do novo coronavírus. A proposta foi entregue a Secretaria de Planejamento Econômico e outros setores do governo estadual.

No documento, está o resultado de um estudo feito por técnicos do sindicato que propõe mudanças no horário de funcionamento de alguns setores da economia. A iniciativa é para tentar desafogar o serviço nos horários considerados de pico.

Custos

De acordo com o Diretor de Inovação da Urbana, Marcelo Bandeira, mesmo com a volta de algumas atividades econômicas, o número de passageiros que utilizam o transporte público hoje, ainda é muito pequeno, apenas 50% do que era registrado antes da pandemia, o que segundo ele, não é suficiente para pagar os custos do serviço.

Ônibus vazios

Ele explica ainda, que na maior parte do dia os ônibus circulam completamente vazios.

Caso seja aprovada

Se for aprovada, a mudança vai atingir diversos setores como: a construção civil, bancos, clínicas médicas, e sobretudo o comércio. O esforço é para fazer com que as pessoas utilizem o transporte público em horários diferentes para evitar aglomerações e ao mesmo tempo evitar que os donos das empresas de ônibus tenham que gastar mais do que arrecadam.

Abertos

A notícia foi bem recebida pela Câmara de Dirigentes Lojistas e também do pelo Sindilojas que garantiram estarem abertos a propostas.

Nota da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Em atenção à solicitação, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação informa que, desde a implementação do plano de retomada das atividades econômicas, o Governo de Pernambuco já vem debatendo com representantes dos mais variados segmentos o escalonamento de horários de funcionamento. Essa medida que já foi iniciada, na prática, tem, entre outros objetivos, o de reduzir a pressão sobre o transporte público, sobretudo nos horários de pico. Abaixo, alguns setores que já funcionam com horário diferenciado:

- o Comércio varejista não essencial fora de centro comercial ou shopping center com até 200 m² - horário de 09:00 às 18:00 (Portaria Conjunta SES/SDEC 010/2020)

- o Comércio atacadista - 09:00 às 18:00 (Portaria Conjunta SES/SDEC 006/2020)

- o Open malls - 12:00 às 20:00 (Portaria Conjunta SES/SDEC 012/2020)

- o Galerias - 09:00 às 18:00 (Portaria Conjunta SES/SDEC 012/2020)

- o Shopping center, Centros Comerciais e Praças de Alimentação - 12:00 às 20:00 (Portaria Conjunta SES/SDEC 016/2020), posteriormente horário passou para 10h às 20h.

A Seduh reforça que recebeu a solicitação da Urbana-PE sobre o pedido de escalonamento de horários e o que tema será discutido novamente, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

+VÍDEOS