MANIFESTAÇÃO

Comerciantes informais protestam contra perda de local de trabalho no Recife

A prefeitura do Recife retirou os pontos de trabalho dos profissionais da área

Crédito: Jailton Júnior / JC Imagem
FOTO: Crédito: Jailton Júnior / JC Imagem

Profissionais informais do bairro de São José, na área central do Recife, protestam na manhã desta quarta-feira (5) contra a retirada dos próprios comerciantes do local em que trabalhavam, pela prefeitura do Recife.

Eles foram retirados da área durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). A repórter da TV Jornal, Isa Maria, esteve no local do protesto e trouxe informações.

Assista na reportagem

Nota

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) esclarece que os comerciantes informais em questão foram notificados oficialmente sobre a retirada das barracas desde 2019, quando a pasta deu início à requalificação do entorno do Mercado de São José. A Semoc está em discussão com a categoria para indicar novos locais de trabalho, sem que haja ônus à mobilidade da população e que seja boa para os comerciantes. A ação faz parte de um grande projeto de melhoria do bairro de São José, que teve início no ano passado e liberou ruas e calçadas para os pedestres. Os comerciantes receberam bancas e quiosques no Centro Comercial do Cais de Santa Rita e no Anexo do Mercado de São José, com mais conforto e qualidade para as vendas e para os clientes.

+VÍDEOS