SÉRIE ESPECIAL

Viagem para a China: educação básica no país é a melhor do mundo

No segundo episódio da série especial, você confere como funciona a educação no país, que é referência em todo o mundo

Luisi Marques / JC IMAGEM
FOTO: Luisi Marques / JC IMAGEM

Escolas públicas com salas de aula modernas, professores bem remunerados, atividades extra curriculares e ensino em tempo integral: tudo isso faz parte da fórmula que deixa a China no topo da lista dos países que tem a melhor educação básica do mundo.

Para os chineses, raízes profundas na educação são garantia de frutos que mudam o tom do futuro, e as sementes são preparadas com muita dedicação e disciplina.

Na atividade da aula de matemática, os alunos escutam atentos às explicações e só partem pra ação quando recebem o comando da professora.

As salas de aulas de escolas públicas possuem telões e computadores. O Ensino básico no país é bancado pelo Governo. A rotina dos estudantes é repleta de atividades como apresentações especiais e corais.

Segundo Sun Chin, reitor de uma escola chinesa, todas as atividades são muito importantes para a formação dos alunos. "É muito importante a escola oferecer oportunidade para aprender outras atividades, além do conteúdo nas salas de aula porque durante essa fase, os pequenos estão formando as características pessoais que podem preparar melhor para a vida no futuro”, explicou.

>>>Viagem para a China: conheça pontos turísticos, culinária típica e costumes do país

As crianças passam o dia na escola. Esporte também faz parte do currículo. Tem natação, basquete e em algumas, até o nosso futebol. Também tem ginástica para o cérebro e aula de robótica, estímulos que já alimentam planos desde muito cedo.

“eu quero ser cientista quando eu crescer porque eu quero explorar o universo e trabalhar para melhorar o meu país.", disse um aluno chinês de 6 anos.

Confira tudo no segundo episódio da série especial

>>>TV Jornal Meio-Dia passa a exibir reportagens especiais da China nesta sexta-feira (7)

Série especial

Em viagem ao país mais populoso do mundo em 2019, o apresentador Leandro Oliveira e a cinegrafista Luisi Marques conheceram as curiosidades e belezas de cinco cidades da China e, agora, chegou a hora de compartilhar todas as experiências com você, telespectador. As gravações foram feitas no ano passado, antes do surgimento do novo coronavírus (covid-19). Ao todo, cinco reportagens especiais vão ser exibidas sempre às sextas-feiras, no TV Jornal Meio-Dia.

Parceria

A produção da série de reportagens é uma parceria da TV Jornal, da Associação da Imprensa de Pernambuco e do Consulado da China no Estado. Na semana que você vai conhecer um pouco sobre a educação na China.

+VÍDEOS