VANDALISMO

Estátua de Ariano Suassuna é depredada no Centro do Recife

A estátua de Ariano Suassuna faz parte do Circuito da Poesia do Recife, e foi inaugurada em 2017.

Beto Dlc/Jc Imagem
FOTO: Beto Dlc/Jc Imagem

A estátua do escritor Ariano Suassuna foi alvo de vandalismo, na área central do Recife. Nesta segunda-feira (21), o monumento amanheceu quebrado, na altura das pernas, e caído no chão.

>> Homem é preso suspeito de danificar monumento tombado no Alto da Sé, em Olinda

A estátua, confeccionada pelo artista plástico Demétrio Albuquerque, tem 1,80m e fica na frente do Teatro Arraial Ariano Suassuna. Ela faz parte do Circuito da Poesia do Recife, e foi inaugurada em 2017.

Reparo

A Prefeitura do Recife informou que enviou equipes da Emlurb até o local para avaliar a extensão dos danos e avaliar a melhor maneira de fazer o reparo do monumento.

Em relação à depredação da estátua do escritor Ariano Suassuna, na rua da Aurora, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) irá enviar equipes ao local para verificar a extensão dos danos e analisar a melhor maneira de reparar o equipamento, que faz parte do Circuito da Poesia.

A depredação e o vandalismo são um grave problema que a Prefeitura do Recife combate o ano inteiro. Somente para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações de pichação e vandalismo, a Prefeitura chega a gastar aproximadamente R$ 2 milhões por ano. Para se ter ideia da gravidade do comportamento destrutivo e irresponsável para toda a sociedade, esse montante seria o suficiente para construir duas Upinhas por ano. Ou ainda construir uma escola padrão, bem como duas creches. O valor seria ainda suficiente para a implantação de cerca de 1.700 novos pontos de iluminação em LED, ou ser utilizado na requalificação de cerca de 20 escadarias com inclusão de corrimão. Por isso, a gestão municipal conta com o apoio da população na manutenção do bem público. Para denúncias e sugestões, a Emlurb disponibiliza o número 156."

+VÍDEOS