empreender

Crise no mercado de trabalho aumenta número de microempreendedores

Em Pernambuco, só nos primeiros cinco meses deste ano, mais de 300 mil novos empreendedores se instalaram no mercado

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 06/10/2020 às 10:50 | Atualizado em 13/07/2023 às 14:41
Pixabay
FOTO: Pixabay

A crise no mercado de trabalho provocada pela pandemia da Covid-19 aumentou o número de microempreendedores individuais em todo o país.

Diante da situação, pessoas foram forçadas a criar uma nova opção de trabalho para sobreviver. Em Pernambuco, só nos primeiros cinco meses deste ano, mais de 300 mil novos empreendedores se instalaram no mercado.

 

É o caso da técnica de enfermagem Ariana Coimbra, de 34 anos, que decidiu largar a unidade de saúde onde trabalhava, com medo do risco de contágio pela Covid-19, já que está com uma filha de 1 ano e 11 meses.

Ela conta que optou, então, por trabalhar com uma outra paixão: a papelaria. A técnica disse também que virou MEI em maio, comprou os produtos para o seu estoque e já está planejando a divulgação.

Ariana faz parte da estatística que mostra que, este ano, o Brasil vai registrar o maior número de empreendedores de sua história.

Nos nove primeiros meses do ano, o número de microempreendedores individuais no país desceu 14,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Agora, já são 10,9 milhões de empreendedores no Brasil. Aqui em Pernambuco, até maio, 335.883 pessoas decidiram criar um negócio, não apenas por vocação, mas por necessidade.

+VÍDEOS