Devido à pandemia, Festa do Morro da Conceição 2020 será diferente

Este ano, será celebrada a 116º Festa do Morro

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/11/2020 às 14:30
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Este ano, a Festa de Nossa Senhora da Conceição será diferente para os milhares de fiéis que costumam subir até o Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, por conta da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, será realizado algumas ações sanitárias para o combate da doença.

Comemoração

Este ano, será celebrada a 116º Festa do Morro. Comemorada no dia 8 de dezembro, a data é feriado municipal no Recife e em outras cidades do Brasil. A festividade costuma durar 11 dias, tendo início no dia 28 de novembro.

Protocolos de segurança

Veja as mudanças e protocolos de segurança, a partir de 25'06'':

O acesso ao Santuário bem como para a imagem da Santa vai ser restrito. Voluntários e profissionais de segurança estarão dispostos nas principais entradas do Santuário para o controle e direcionamento das pessoas
pelas dependências do local, a saber:

  • Acesso ao Santuário: parte interna da Igreja, área externa (Torre) e lojas: duas entradas frontais.
  • Saída do Santuário: duas saídas laterais próximas ao altar da Igreja.
  • Acesso a Santa: duas entradas laterais com controle de pessoas para rápida
  • visitação. A saída dessas pessoas irá garantir o acesso de outro grupo de devotos.
  • Saída da Santa: uma saída posterior (por trás da Santa).

A presença física dos fieis vai ocorrer em até 30 por cento da capacidade total do templo, a cada celebração. Vão ser dispostos 120 bancos, com duas pessoas sentadas em cada um deles, assegurando o distanciamento de 1,5m, o que corresponde 240 pessoas.

Na parte externa vai ser montada uma estrutura com cerca de 90 bancos em torno da Torre e nas laterais da Igreja, com duas pessoas sentadas em cada banco, observando o distanciamento de 1,5m, o que corresponde a 180
pessoas. A capacidade prevista é de 420 pessoas por celebração.

Missa solene

A Missa Solene de Abertura da 116ª edição da Festa vai ocorrer no sábado (28), às 19h com a presidência do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio da Silva.

A partir do domingo (29) até o dia sete de dezembro, vão ser realizadas cinco Santas Missas diárias, às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h, com duração média de 45 minutos para cada cerimônia, visando a menor permanência das pessoas
dentro do Santuário. O Solene Novenário vai ser celebrado entre 29 de novembro a sete de dezembro, às 19h.

No dia oito de dezembro, data dedicada a Imaculada Conceição, oito Santas Missas vão ser realizadas, às 0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. A solenidade da Imaculada Conceição vai ser presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, às 19h.

Transmissão online

Todas as celebrações religiosas vão ser realizadas dentro do Santuário com transmissão na íntegra pelo canal do youtube do Santuário do Morro da Conceição, além da presença da TV Pai Eterno (canal aberto 49) e da Rádio Olinda 105,3 FM na transmissão das principais cerimônias.

+VÍDEOS