Recife

Outubro registra aumento nos homicídios e é mês mais violento de 2020

O número de homicídios no Recife, em 2020, está 31% maior do que o de outubro do ano passado. O número de assassinatos também aumentou em Pernambuco.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 17/11/2020 às 11:39
Arquivo/JC Imagem
FOTO: Arquivo/JC Imagem

O número de homicídios cresceu no Recife, no mês de outubro, apontado como o mais violento do ano. Ao todo, 59 assassinatos foram registrados.

Esse número é 31% maior do que o registrado em outubro do ano passado, quando 45 pessoas foram mortas.

>> Cresce número de mulheres vítimas da violência protegidas por monitoramento eletrônico em Pernambuco

>> Barbearias vão ajudar a diminuir índices de violência contra a mulher

Crimes

Dois Unidos

Uma mulher trans, identificada como Adriana Paris, mais conhecida como Adrianinha, de 42 anos, foi assassinada, com vários tiros, dentro do salão de beleza em que trabalhava, em Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, na quarta-feira, 7 de outubro.

>> Pandemia do coronavírus facilita crescimento da violência em Pernambuco

De acordo com a polícia, minutos antes do crime, Adriana estava sentada na calçada da casa, com uma sobrinha, de 4 anos. Os suspeitos teriam obrigado a vítima a deixar a criança com os parentes e, em seguida, mandaram ela entrar no salão. Após o crime, os dois homens fugiram.

O crime chocou os moradores do bairro. O salão era dela, há mais de dez anos. E, segundo os vizinhos, Adriana era conhecida no bairro e costumava fazer amizades.

Alto José do Pinho

Uma mulher, identificada como Yasmim Vitória, de 22 anos, foi morta a facadas, no Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife, na quinta-feira, 15 de outubro. De acordo com a polícia, a vítima era usuária de drogas e também era envolvida com o tráfico, na região.

Ainda segundo informações repassadas pela polícia, a mulher estava consumido drogas, no momento do crime. A Polícia Civil, Militar e peritos, estiveram no local.

A linha principal de investigação é que tenha sido um crime encomendado pelo tráfico de drogas ou provocado pelo uso de entorpecentes.

Arruda

Uma mulher morreu carbonizada, após entrar em um terreno, com dois homens, no bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife. O caso aconteceu na noite do domingo, 18 de outubro.

De acordo com os moradores da área, que não quiseram se identificar, o terreno é constantemente utilizado para o consumo de drogas e a prática de crimes.

Pernambuco

Em Pernambuco, como um todo, também houve aumento no número de assassinatos. Em outubro foram contabilizados 333 crimes violentos letais intencionais (Cvlis). No mesmo mês, em 2019, foram 315. Um aumento de 5%. No total, o Estado já somou 3.171 mortes violentas, nos primeiros dez meses do ano. São 10% a mais do que o mesmo período do ano passado, quando 2.876 vidas foram perdidas.

Secretaria de Defesa Social (SDS)

Em nota, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, disse que as forças de segurança pública estão empenhadas em reverter o atual quadro de homicídios em Pernambuco, com o fortalecimento de forças-tarefa e operações. Ele afirmou ainda que duzentas e treze pessoas já foram presas, acusadas de praticar homicídios, em outubro.

+VÍDEOS