PANDEMIA de COVID-19

PERNAMBUCO não enfrenta SEGUNDA ONDA de COVID-19, diz SES

O secretário de Saúde do Estado afirmou que a semana passada teve o menor índice de novos casos de síndrome respiratória aguda grave, desde o início da pandemia

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 20/11/2020 às 11:13 | Atualizado em 29/03/2023 às 9:02
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Apesar do número crescente de novos casos e mortes pelo novo coronavírus (covid-19), a Secretaria Estadual de Saúde afirma que Pernambuco não enfrenta segunda onda da doença.

Durante coletiva de imprensa, realizada nessa quinta-feira (19), o governo ainda negou o planejamento de novas medidas restritivas.

Índice de casos de Covid-19

Segundo o secretário de Saúde do Estado, André Longo, a semana passada apresentou o menor índice de novos casos de síndrome respiratória aguda grave, desde o início da pandemia.

Queda no número de mortes por Covid-19

Durante coletiva, Longo divulgou também que houve queda no número de mortes que positivavam para a covid-19.

Alerta para a pandemia

Apesar da Secretaria de Saúde negar uma segunda onda da covid-19, o epidemiologista e pesquisador Jones Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco, afirma que o momento é de alerta.

Segundo análises feitas por ele, Pernambuco enfrenta um aumento significativo no número de novos casos da doença desde outubro.

Campanha contra a Covid-19

Uma nova campanha contra a doença foi lançada, reforçando a necessidade de manter as medidas de higiene.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS