TRANSPORTE PÚBLICO

Rodoviários da Região Metropolitana do Recife entram em greve

A greve é uma resposta à suspensão dos efeitos da lei que proibia motoristas de ônibus de acumular a função de cobradores. 

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/12/2020 às 11:54
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Os motoristas e cobradores de ônibus da Região Metropolitana do Recife decidiram entrar em greve, na próxima terça-feira (22). A paralisação foi aprovada pela categoria, em primeira votação, na manhã desta quarta-feira (16), e será consolidada em uma segunda votação, à tarde.

As assembleias, assim como a greve, são uma resposta à decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) de suspender os efeitos da lei que proibia motoristas de ônibus de acumular a função de cobradores.

>> Dupla função: Rodoviários fazem primeira assembleia para decidir greve

Surpresa

A decisão do TJPE pegou o Sindicato dos Rodoviários de surpresa. Agora, a categoria pede que a portaria do Governo Estadual, aprovada pelo Tribunal Regional do Trabalho, que proíbe a dupla função dos motoristas, em toda Região Metropolitana, seja cumprida.

Donos de empresas

Os donos das empresas de ônibus já comunicaram que devem recorrer à justiça para impedir o movimento.

Lei que proíbe dupla função

Após o prefeito Geraldo Julio (PSB) sancionar a proibição de motoristas acumularem a função de cobrador, nos ônibus do Recife, a Lei 18.761/2020 segue sem previsão de ser colocada em prática, de acordo com a apuração de Roberta Soares, do Jornal do Commercio.

Além disso, ainda não se sabe como a lei será colocada em prática. Ainda de acordo com a jornalista da coluna Mobilidade, o Governo de Pernambuco informou que a operacionalização será feita de acordo com a orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

+VÍDEOS