prisão

Cinco tripulantes que estavam em barco carregado de cocaína na costa de Pernambuco são presos

O barco carregado de cocaína foi interceptado a 270 km da costa recifense, ainda em águas brasileiras

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/02/2021 às 15:00 | Atualizado em 12/12/2022 às 8:13
BRUNO CAMPOS/TV Jornal
FOTO: BRUNO CAMPOS/TV Jornal

Uma tonelada e meia de cocaína foi apreendida em um barco que seguia do Brasil para a Europa. A droga vinha sendo transportada num veleiro do tipo catamarã, com cinco tripulantes.

A embarcação estava sendo monitorada desde o sábado, graças a uma operação inédita envolvendo a marinha, a Polícia Federal e três organizações de combate ao tráfico de drogas.

Estavam envolvidos o Centro de Análise e Operações Marítimas de Lisboa, em Portugual, o Drug Enforcement Administration, dos Estados Unidos, e Nacional Crime Agency, do Reino Unido.

Operação de apreensão de drogas

O navio patrulheiro oceânico Araguari saiu da base naval de Natal, no Rio Grande do Norte, com militares e policiais federais e conseguiu interceptar a embarcação a 270 km da costa recifense ainda em águas brasileiras na noite do domingo.

Os cinco tripulantes foram presos.

Dentro da embarcação, foi encontrado quase uma tonelada e meia de cocaína.

Desde o momento da prisão, a embarcação estava em deslocamento, a 14km/h, escoltada. A chegada no Porto do Recife estava prevista para a manhã desta terça-feira (16).

O primeiro a atracar no porto foi o navio, responsável pelo patrulhamento da costa nordestina.

O veleiro do tipo catamarã veio logo atrás, conduzido por militares e policiais federais. A droga seguia do Brasil para algum ponto da Europa, que ainda não foi revelado.

Todos os cinco tripulantes eram brasileiros. Eles saíram do Porto do Recife em carros oficiais, que seguiram em comboio para a sede da Polícia Federal, onde foram autuados em flagrante.

Esquema de segurança

No trajeto, policiais federais bloquearam o trânsito para que a droga passasse. Um grande esquema de segurança foi montado.

O entorpecente estava em cima de uma caminhonete em sacos pretos. Logo depois foi a vez dos tripulantes da embarcação. Eles foram levados para um prédio anexo da PF.

Chegaram algemados e seguiram para a carceragem. Cães farejadores também foram utilizados na operação.

+VÍDEOS