vacinação

Vacinação contra a covid-19 em Pernambuco completa 1 mês; veja balanço

Até o momento Pernambuco recebeu 511 mil doses da vacinas contra a covid-19 sendo 427.560 da Coronavac e 84 mil da AstraZeneca/Oxford

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 18/02/2021 às 13:00 | Atualizado em 25/11/2022 às 7:31
Tânia Rêgo/Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Há exatamente um mês nesta quinta-feira (18), Pernambuco começava a receber as primeiras vacinas contra a covid-19.

Era noite do dia 18 de janeiro quando o avião da Latam pousou no Aeroporto Internacional dos Guararapes no Recife. Nele estavam as primeiras doses da vacina Coronavac do Instituto Butantan.

Naquele dia mesmo se iniciou a imunização contra a covid-19 no estado. A primeira a receber a dose da vacina foi a técnica de enfermagem do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Perpétua Barbosa.

Ao longo desses 30 dias, uma verdadeira corrida contra o tempo foi feita pelo governo e prefeituras para imunizar o maior número de pessoas nos grupos prioritários.

Primeiro foram os profissionais da saúde, idosos em asilos, indígenas e pessoas com deficiência em casas de permanência.

Com a chegada de mais lotes da vacina, os idosos acima de 85 anos também começaram a receber o imunizante. Em todos o sentimento era de alivio e felicidade.

Doses da vacina contra covid-19

Até o momento Pernambuco recebeu 511 mil doses das vacinas contra a covid-19 sendo 427.560 da Coronavac e 84 mil da AstraZeneca/Oxford. Deste total, 286.386 foram utilizadas para imunizar os grupos prioritários.

Nessa quarta (17), durante a coletiva de imprensa, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, anunciou que novas doses do imunizante devem chegar a Pernambuco na semana que vem.

Imunização contra covid-19

Mesmo com a chegada do novo lote da vacina o secretário informou que ainda estamos longe de imunizar toda a população pernambucana. Tudo vai depender da chegada de mais vacinas ao estado.

+VÍDEOS