PANDEMIA

COVID-19: Pernambuco continua com alta taxa de ocupação de leitos de UTI

Além dos adultos, o problema com a covid-19 também atinge as UTI's pediátricas no Estado

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 10/03/2021 às 15:20 | Atualizado em 20/12/2022 às 11:05
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Enquanto a vacina não chega para todos, a população precisa se proteger do novo coronvírus.

Nos dias atuais, muita gente tem ficado doente e isso faz com que o Estado de Pernambuco continue com alta na taxa de ocupação de leitos de UTI's para atender pacientes com a doença.

Além dos adultos, o problema com a covid-19 também atinge as UTI's pediátricas.

O Hospital de Campanha para covid-19 da Prefeitura do Recife, na Rua da Aurora, passa por dias intensos de trabalho de médicos e profissionais de saúde na luta para salvar os pacientes infectados.

>> Surto de covid-19 em maternidade deixa 15 recém-nascidos em estado grave e nem mães podem visitar os bebês, em Maceió

Já no Hospital de Campanha do Governo de Pernambuco que fica no bairro de Boa Viagem, os funcionários informaram que a realidade é a mesma: não há vagas de UTI para tratamento da covid-19.

O fisioterapeuta, Renato Araújo, em entrevista à TV Jornal, revelou que todos os leitos de UTI da unidade estão ocupados.

Segundo ele, a procura é tanta que já está existindo uma lista de espera para conseguir uma vaga. Assista no vídeo abaixo.

Taxa de ocupação de UTI destinados ao tratamento de Covid-19

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde informou que a taxa de ocupação das UTIs do Estado continua em 95%. Na rede privada a ocupação chegou a 92%.

O governador de Pernambuco anunciou a abertura de mais 90 leitos que devem ser disponibilizados na rede pública até o final desta semana.

Em Petrolina, no Sertão do Estado, o prefeito que havia dito no último fim de semana que a taxa de ocupação da UTI para a covid-19 havia chegado a 100% na cidade.

Além disso, ele informou que novos leitos foram abertos mas que a situação ainda é crítica no município.

Preocupação com a Covid-19

Além da abertura das vagas para adultos, aumenta a preocupação do Governo do Estado com crianças infectadas com a forma mais grave do novo coronavírus.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, a taxa de ocupação chegou a 84% dos 31 leitos de uti da rede pública apenas 5 estavam disponíveis.

>> Silvio Santos recebe segunda dose de vacina contra a covid-19 em São Paulo

Por isso, no comunicado a imprensa, o Imip anunciou que estar selecionando em caráter de urgência médicos para trabalhar na nova unidade.

A direção ainda não deu prazo para que as UTI's estejam disponíveis para a rede pública de saúde.

+VÍDEOS