Aglomeração

Polícia Militar flagra festa em Itamaracá e vice-prefeito da cidade é autuado

O vice-prefeito foi levado a delegacia suspeito de desacato e de participar de uma festa promovida em uma casa, no bairro do Pilar

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/03/2021 às 14:15
Cortesia
FOTO: Cortesia

O vice-prefeito da Ilha de Itamaracá, George Baiá, foi autuado por desacato e infração de medida sanitária preventiva contra a covid-19. De acordo com a PM, ele teria participado de uma festa de aniversário, promovida em uma casa, no bairro do Pilar, na Ilha. A polícia foi acionada após denúncias da própria população incomodada com a aglomeração no imóvel.

>>Metrô do Recife: falha na Estação Coqueiral gera aglomeração; veja vídeo

Vídeo

Em imagens de celular enviadas para a TV Jornal, é possível ver o momento em que os convidados da festa saem da casa com a chegada da polícia. O vice-prefeito não aparece nas imagens. Por celular, a equipe de reportagem da TV Jornal conversou com um morador da cidade, que preferiu não se identificar. Segundo ele, a festa teria começado ainda de tarde.

>>No Recife, live com premiação de Brega tem aglomeração e pessoas sem máscara; transmissão com 10 mil espectadores foi encerrada

Vice-prefeito nega acusações

O vice-prefeito negou as acusações. Em entrevista, ele disse que passava pelo local e acabou se envolvendo na confusão. Ele também negou que estivesse havendo uma festa no imóvel e criticou a ação da polícia.

Festa

Embora o vice-prefeito tenha negado a existência da festa, o dono do imóvel, que é o secretário de Juventude da cidade, confirmou que houve uma festa. Ele disse também que o imóvel tinha sido alugado por temporada.

Desacato e infração de medida sanitária

Em nota oficial, a Polícia Civil informou que na noite dessa quinta, registrou um crime de desacato e infração de medida sanitária preventiva, em Itamaracá. Ainda segundo a policia, um homem envolvido no caso assinou um termo circunstanciado de ocorrência e será intimado pela justiça a comparecer em dia e horário solicitado.

Nota da PM na íntegra

A Polícia Militar de Pernambuco informa que na noite de ontem (11), uma equipe do 26º BPM foi acionada para uma ocorrência de perturbação de sossego, em Itamaracá. Na residência, havia cerca de 40 pessoas. Foram constatados o som alto, consumo de bebidas alcoólicas e aglomeração, contrariando as normas sanitárias de prevenção à disseminação da Covid-19. Durante a intervenção policial, que solicitou o encerramento do encontro, apresentou-se um homem, identificado como George Augusto Martins de Carneiro Albuquerque, vice-prefeito de Itamaracá. Ele desacatou os servidores públicos, tentando impedir um trabalho de rotina que está sendo feito em todas as regiões do Estado, com o intuito de proteger vidas.

O efetivo policial conduziu o cidadão para o plantão da Delegacia de Paulista, onde ele foi autuado por desacato e infração de medida sanitária preventiva. Assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e será oportunamente intimado pela Justiça.

+VÍDEOS