FILA

Com longa fila na Central do Cadastro Único no Recife, saiba como manter pagamento do Bolsa Família

Várias pessoas relataram à TV Jornal que foram ao local resolver problemas com o pagamento do Bolsa Família

Imagem do autor
Cadastrado por

TV Jornal

Publicado em 05/04/2021 às 15:00 | Atualizado em 28/08/2023 às 17:14
X

Com informações de Cinthia Ferreira

Centenas de beneficiários do Bolsa Família amanheceram na fila da Central do Cadastro Único, localizada na Rua do Imperador, no Recife, nesta segunda-feira (05).

Muitas pessoas madrugaram na calçada para tentar resolver problemas com o Bolsa Família.

Segundo informações pela reportagem da TV Jornal, alguns beneficiários tiveram o Bolsa Família bloqueado. Confira abaixo as regras para ter direito ao benefício.

Por causa da pandemia, o acesso ao prédio da Central do Cadastro Único estava limitado.

Apenas a entrada de duas pessoas em duas pessoas estão sendo permitidas. No local, fichas foram distribuídas para organizar o atendimento.

A dona de casa Risoneide Paula de Souza, por exemplo, afirmou que recebe o Bolsa Família há cinco meses e não sabe o porquê.

Já a artesã Derice Luiz também está sem receber o benefício, mesmo tendo feito recadastramento. Ela está preocupada, pois nesta terça-feira (06) começa o pagamento das parcelas do novo auxílio emergencial.

O que fazer para não perder o Bolsa Família?

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País.

Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa da casa ou famílias que possuem renda familiar mensal total de até três salários mínimos.

> Saiba as datas os beneficiários do Bolsa Família vão receber cada parcela do novo auxílio emergencial

Os documentos necessários para realização do cadastro são: identidade, CPF, Título de Eleitor, carteira profissional e comprovante de residência.

Para os menores de 18 anos, exige-se certidão de nascimento, declaração escolar e cartão de vacinação para crianças de 0 a 6 anos de idade.

O cadastramento e recadastramento no Cadastro Único/Programa Bolsa Família pode ser realizado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social.

Ou na Central de Atendimento localizada na Rua do Imperador Dom Pedro II, Nº 307, Loja 1, Santo Antônio.

A Central tem capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Não precisa de agendamento prévio.

Novo auxílio emergencial

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento do auxílio emergencial ocorre de forma distinta. Os inscritos no programa social podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês.

O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do Bolsa Família.

Respostas

Por meio de nota, a Prefeitura do Recife informou que, desde o início da pandemia, os usuários passam por uma triagem para evitar aglomerações no local.

Com relação aos problemas mostrados na reportagem, a produção da TV Jornal entrou em contato com o Ministério da Cidadania, mas até o momento não houve retorno.

Confira a reportagem 

Tags