CHUVA

De charrete, equipe de reportagem da TV Jornal mostra pontos de alagamento na Avenida Dois Rios

A Zona Sul do Recife foi um dos pontos mais atingidos pela chuva e alagamentos do fim de semana

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/04/2021 às 12:30
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

As fortes chuvas que caíram nesse fim de semana provocaram vários transtornos. No Recife, o volume de água chegou a 98% do previsto para todo o mês de abril. Várias ruas e avenidas da cidade ficaram interditadas para a passagem de veículos. Os moradores também ficaram ilhados, em diversos bairros, por causa da água acumulada.

Zona Sul do Recife

A Zona Sul do Recife foi uma das áreas mais atingidas pela chuva. Na Avenida Mascarenhas de Morais, próximo ao muro do Aeroporto, a água acumulada formava correnteza. De acordo com a equipe de reportagem da TV Jornal, vários carros disputavam a faixa menos alagada. Alguns motociclistas arriscaram subir no canteiro central para driblar a água.

A Avenida Recife também foi bastante atingida pela chuva. No Jordão, houve também registros de alagamento na Avenida Maria Irene. Além disso, o Túnel Felipe Camarão também amanheceu cheio de água, nos dois sentidos. Guardas da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) chegaram a interditar o trecho.

>> Entenda fenômeno que causou tanta chuva em Pernambuco no fim de semana, e veja a previsão do tempo para esta segunda (12)

Já no bairro do Ibura, a situação foi mais delicada. A Avenida Dois Rios apresentou diversos pontos de alagamento. Na altura do Sesi, um reboque precisou tirar um carro, que quebrou dentro da água.

Em meio ao caos, o comerciante Helenilson José da Silva resolveu fazer uma boa ação para quem foi prejudicado pela chuva. Ele distribuiu quase 1 tonelada de macaxeira.

Equipe atravessa Avenida Dois Rios de charrete

Por causa do grande alagamento na Avenida Dois Rios, a equipe de reportagem da TV Jornal teve que atravessar a via de charrete. Durante o percurso, a equipe encontrou um pai colocando o filho em cima de uma bicicleta para que ele não se molhasse na água suja. Além disso, um ônibus também ficou ilhado, e os passageiros tiveram que ser resgatados em um bote do Corpo de Bombeiros.

Hospital

A produção da TV Jornal recebeu também, via WhatsApp, imagens de alagamentos dentro do Hospital de Areias, na Zona Oeste do Recife. Uma acompanhante chegou a filmar a agua acumulada na sala onde o filho estava internado.

>> Barreira desliza, invade casa e deixa menina de 14 anos ferida, no Recife

Nota do Hospital Geral de Areias

A direção do Hospital Geral de Areias disse que equipes de manutenção já atuaram e a situação foi solucionada. A direção esclareceu também que os pacientes internados na enfermaria mostrada na reportagem foram realocados para outros setores.

Defesa Civil de Pernambuco

A população deve seguir as orientações das Defesas Civis dos seus municípios, deixando áreas de risco e evitando entrar em rios, córregos ou em locais alagados. As equipes da Defesa Civil do Estado permanecem em alerta 24h, e podem ser acionadas, por meio da Central de Operações pelos telefones 199 e 3181-2490.

>>Confira onde teve mais chuva em Pernambuco no fim de semana

Defesa Civil do Recife

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) renova o alerta para a continuidade de chuvas moderadas a fortes no Recife, nas próximas 24 horas. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

Previsão do tempo

A previsão do tempo da Apac indica que ainda há condições para pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte. Pode ocorrer redução gradual da intensidade das chuvas, no decorrer desta segunda-feira dia (12).

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê a precipitação durante a madrugada e primeiras horas da manhã com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife, Mata Sul, Mata Norte, Agreste, Sertão do São Francisco e Sertão Pernambucano.

Somente no arquipélago de Fernando de Noronha não há previsão de chuva.

+VÍDEOS