VOTAÇÃO

Aglomeração e descumprimento de regras da covid-19 marcam eleição do Sindicato dos Vigilantes, no Recife

A Rua do Sossego, onde funciona a sede da entidade, foi tomada por veículos, e muita gente não usava máscara

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/05/2021 às 11:12
Bruno Campos/TV Jornal
FOTO: Bruno Campos/TV Jornal

A eleição do Sindicato dos Vigilantes foi marcada, na manhã desta terça-feira (4), por aglomeração e descumprimento dos protocolos de prevenção à covid-19. A Rua do Sossego, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, onde funciona a sede da entidade, foi tomada por veículos e muita gente sem máscara de proteção.

Aglomeração

A votação deveria começar às 8h, mas houve atraso. A cada hora, a aglomeração em frente ao sindicato aumentava. Simpatizantes da chapa 1 e 2 disputavam a calçada pequena da rua, aguardando alguma informação sobre o início do pleito.

Fiscalização

A votação atrasou devido a um impasse entre as duas chapas e a presença de representantes do Procon e Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). Segundo o advogado Rodrigo Galindo, represente da chapa 2, que é oposição, 2.500 vigilantes são esperados para a votação para presidente do sindicato, e o local não seria adequado para receber tanta gente, em meio a uma pandemia.

O Procon e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária estiveram no sindicato, na tarde dessa segunda (3), e notificaram a gestão. Segundo o advogado Eduardo Morais, coordenador do pleito, a gestão atual tinha uma autorização da Justiça para a realização da votação.

Avaliação

Na manhã desta terça-feira (4), equipes do Procon e da Apevisa voltaram ao sindicato e passaram parte da manhã avaliando se a votação poderia acontecer ou não. Enquanto isso, a aglomeração só aumentava do lado de fora. Até às 10h da manhã, o pleito ainda não tinha começado.

+VÍDEOS