Trânsito

Motobox: áreas exclusivas para motociclistas são implantadas no Recife

'Motobox' são espaços reservados para que os motociclistas aguardem a abertura do semáforo, sem que fiquem em meio aos corredores formados pelos demais veículos.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/05/2021 às 12:15
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Áreas exclusivas para motociclistas começaram a ser implantados em avenidas da cidade do Recife. Chamado de ‘Motobox’, o espaço é reservado para que os motociclistas aguardem a abertura do semáforo, sem que fiquem em meio aos corredores formados pelos demais veículos.

Pontos

Agora, o motociclista que passar pela Avenida Norte, sentido cidade, vai encontrar em dois semáforos uma marcação na pista para aguardar o sinal de trânsito abrir. Um dos trechos está sinalizado no cruzamento com a Rua da Harmonia, em Casa Amarela, e o outro, no cruzamento com a Avenida João de Barros, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte.

Além da Avenida Norte, a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) também implantou um 'Motobox' em um dos semáforos da Avenida Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O objetivo é reduzir o número de acidentes no trânsito.

>> Rua do Bom Jesus, no Recife, terá circulação exclusiva para pedestres; confira as mudanças

Sinalização educativa

De acordo com Taciana Ferreira, presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), neste momento, a sinalização será apenas educativa.

>> Mudanças no Código Nacional de Trânsito começam a valer nesta segunda; veja o que muda

Segurança

Com as motocicletas paradas nos espaços adequados, os pedestres também terão mais segurança ao atravessar a pista. Os espaços onde as motos devem parar estão desenhados à frente da faixa de pedestres e devem ser respeitados.

+VÍDEOS