PROTESTO

Médicos veterinários e profissionais de Educação Física protestam no Recife para cobrar prioridade na vacinação contra covid-19

Esta é a segunda manifestação de médicos veterinários pela vacina

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/05/2021 às 13:00
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Na manhã desta quarta-feira (19), médicos veterinários e profissionais de Educação Física realizaram um protesto no Recife, para cobrar prioridade na vacinação contra a covid-19. A manifestação teve concentração na Fábrica Tacaruna, em Campo Grande, Zona Norte do Recife, e o grupo seguiu, por volta das 10h30, em direção à sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no Bongi, Zona Oeste da capital.

Organizadora da manifestação, a veterinária Cristiane Aguiar denuncia que apenas os profissionais vinculados à Prefeitura do Recife foram incluídos no grupo prioritário de imunização. “No momento em que fomos para os postos de saúde ser vacinados, fomos barrados, porque só estavam inclusos os que trabalhavam para prefeitura. Quem é da rede particular ou autônomo, quem trabalha em hospitais, clínicas, consultórios não foi contemplado”, afirma.

>>Rodoviários protestam no Centro do Recife para pedir vacina contra covid-19: 'Não podemos mais aguardar novos óbitos de trabalhadores'

Segunda manifestação

Esta é a segunda manifestação de médicos veterinários pela vacina, que conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária em Pernambuco (CRMV-PE), da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (CFMV), do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de Pernambuco (Simevepe) e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa).

Já representantes da Educação Física pressionam, desde o início da vacinação no Estado, a inclusão dos profissionais no grupo prioritário. Hoje, apoiam o protesto o Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) e a Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco (APEF-PE).

>>Rodoviários do Grande Recife vão ser vacinados contra a covid-19

Respostas

Secretaria Estadual de Saúde:

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) disse que a orientação do Ministério da Saúde, em ofício enviado em março, é que a vacinação contra a covid-19 "seja disponibilizada apenas para aqueles que atuam em serviços de assistência, regulação, vigilância e gestão em saúde. Outros, como aqueles que atuam em academias ou estabelecimentos de saúde animal, não estão contemplados".

"A SES-PE já entrou em contato com o Ministério da Saúde sobre a vacinação desses profissionais e aguarda novas orientações. Por fim, a SES-PE salienta seu compromisso com a imunização dos pernambucanos e ratifica que tem feito todas as ações que lhe cabe para acelerar o processo", afirmou.

Secretaria de Saúde do Recife:

Já a Secretaria de Saúde do Recife esclareceu que está "alinhada com os Planos nacional e estadual de Imunização contra a covid-19 e que, de acordo com Ofício Circular nº 57/2021 do Ministério da Saúde, só estão aptos a receber a vacina contra covid-19 médicos veterinários que atuam em estabelecimento de saúde. Os trabalhadores que atuam em outros estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como, por exemplo, os estabelecimentos de saúde animal, não serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação."

+VÍDEOS