FUNGO NEGRO

FUNGO PRETO: Quais fatores favorecem a infecção? A covid-19 está associada à mucormicose? Médico esclarece

Infectologista Demetrius Montenegro concedeu entrevista ao TV Jornal Meio-Dia, para falar sobre a mucormicose, popularmente conhecida como "fungo negro"

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 08/06/2021 às 15:30 | Atualizado em 27/10/2022 às 18:18
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Nesta segunda-feira (7), o infectologista Demetrius Montenegro concedeu entrevista, ao vivo, ao TV Jornal Meio-Dia, para falar sobre a mucormicose, popularmente conhecida como "fungo negro".

Na ocasião, o infectologista tirou algumas dúvidas sobreo fungo preto e falou sobre o primeiro caso registrado em Pernambuco, uma mulher de 59 anos que está internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife.

 

Veja a entrevista com o médico sobre o Fungo Preto

Quais fatores favorecem a infecção por Fungo Preto?

"O risco maior é a diabetes descompensada e as pessoas que tem uma baixa imunidade", disse o infectologista.

"Como o covid diminui a imunidade, e sem contar que as pessoas vem fazendo uso indiscriminadamente de corticóide, por conta do covid, esse é um fator que aumenta as chances da infecção (por mucormicose)", explicou Demetrius.

 

Mucormicose tem relação com a covid-19?

"O que a gente vem observando atualmente, e justamente por isso que está toda essa situação em cima desse caso, é o que vinha sendo observado na Índia, um número grande de mucormicose nos paciente pós covid. E isso nos chamou a atenção", declarou o médico.

Como ocorre o contágio pelo Fungo Negro?

"Esse fungo é um fungo de ambiente. Está nas folhas das árvores, no solo, e a pessoa se contamina acidentalmente", disse.

"Quando a pessoa tem o sistema imunológico perfeito, não vai acontecer absolutamente nada. Já quando a pessoa apresenta uma diabetes descompensada, isso favorece a proliferação desse fungo e o surgimento da mucormicose", finalizou Demetrius.

+VÍDEOS