Fiscalização

Procon interdita bar e autua loja no Recife por descumprimento do decreto de combate à Covid-19

No cumprimento do novo decreto em vigor no Estado, o Procon Pernambuco realizou fiscalizações nesse final de semana pela Região Metropolitana do Recife

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 21/06/2021 às 12:45 | Atualizado em 14/09/2022 às 14:21
Divulgação/Procon-PE
FOTO: Divulgação/Procon-PE

No cumprimento do novo decreto em vigor no Estado, o Procon Pernambuco realizou, nesse final de semana (18, 19 e 20 de junho) fiscalizações pela Região Metropolitana do Recife, com equipes simultâneas.

Durante a operação, o Atacado dos Presentes foi autuado e o Bar Espetinho do Cabeça foi interditado.

“Não podemos deixar de destacar como ponto positivo, que estamos observando que a população, de forma geral, vem cumprindo com as medidas", disse o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

"Mas ainda precisamos continuar com atenção redobrada e alertando sobre os cuidados, pois o vírus continua entre nós”, alertou.

Estabelecimentos afetados pela fiscalização do Procon-PE

Atacado dos Presentes

No último sábado (19), ao chegar ao Atacado dos Presentes na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, a equipe de fiscalização constatou o descumprimento das normas sanitárias.

Não havia uma organização e orientação aos clientes que adentravam a loja, como também as escadas rolantes não constavam com demarcações.

Foi lavrado um auto de constatação e o estabelecimento responderá administrativamente.

Bar Espetinho do Cabeça no Arruda

Já na noite desse mesmo dia, na Zona Norte da cidade, no bairro do Arruda, passava das 21h, quando os fiscais identificaram o bar Espetinho do Cabeça em pleno funcionamento, com a presença de consumidores.

Cerca de 50 pessoas se encontravam no local sem fazer o uso de máscara e sem praticar o distanciamento social. Pelo descumprimento dos protocolos de proteção à Covid-19, o bar foi interditado pelo órgão.

Balanço de fiscalizações

De janeiro deste ano, até agora, o Procon-PE, junto com outros órgãos, como a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e gestões municipais, realizou mais de 1.300 fiscalizações em Pernambuco.

Desse número, cerca de 340 foram autuados e 80 interditados.

Como denunciar ao Procon-PE?

O órgão apela para que todos continuem a fazer a sua parte. Caso identifique alguma irregularidade, o consumidor pode enviar fotos, vídeos e informações para os seguintes contatos:

  • E-mail: [email protected]
  • WhatsApp: (81) 3181-7000
  • Também pode registrar a denúncia pelo telefone oficial, o 0800 282 1512.

+VÍDEOS