Operação

Prefeito de Itapissuma, no Grande Recife, é afastado do cargo durante operação da Polícia Civil

A operação envolveu 130 policiais civis. Eles foram às ruas para cumprir 26 mandados de busca e apreensão nas cidades de Itapissuma, Igarassu e Paulista

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/06/2021 às 9:15 | Atualizado em 07/05/2022 às 21:28
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) desarticulou, por volta das 5h, desta terça-feira (29), durante a Operação Dragão do Mar 2, uma organização criminosa suspeita de envolvimento em crimes de corrupção, fraudes em licitação e desvio de bens. A operação envolveu 130 policiais civis.

Eles foram às ruas para cumprir 26 mandados de busca e apreensão nas cidades de Itapissuma, Igarassu e Paulista, no Grande Recife. Vários computadores, documentos e dinheiro foram apreendidos e levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Cordeiro.

De acordo com a Polícia Civil, os alvos dessa operação são pessoas ligadas à Prefeitura de Itapissuma e que são investigadas pelos crimes de peculato, corrupção, fraude à licitação, falsidade ideológica, frustração de direito assegurado por lei trabalhista e crime de responsabilidade.

A justiça ordenou também o afastamento de 24 pessoas de cargos, empregos e funções públicas por 180 dias. Segundo a Polícia Civil, umas das pessoas afastadas, é o prefeito da cidade de Itapissuma, conhecido como Zé de Irmã Teca, do PSD.

A operação

A operação desta terça é um desdobramento da Operação Dragão do Mar 1, que aconteceu em dezembro de 2019. Na época, 17 pessoas foram afastadas dos cargos, entre elas o prefeito, a então vice, vereadores, funcionários.

A polícia investigava um esquema de desvio de R$ 10 milhões dos cofres públicos para o pagamento de cabos eleitorais.

+VÍDEOS