LIVE

Conexão Saúde: Live do SJCC fala sobre cuidados à saúde mental e física em tempos de pandemia

Com o tema "Caminhos para o equilíbrio do corpo e da mente na pandemia", o encontro com especialistas vai acontecer na noite desta quarta-feira (30), e será transmitido pelo youtube e redes sociais do SJCC

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 30/06/2021 às 11:20 | Atualizado em 30/04/2022 às 19:21
Reprodução / Divulgação
FOTO: Reprodução / Divulgação

A pandemia do novo coronavíus (covid-19) trouxe muitos prejuízos para saúde, não só física como mental. Para ajudar a população nos cuidados e orientação, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), promove o programa Conexão Saúde.

Com o tema "Caminhos para o equilíbrio do corpo e da mente na pandemia", o encontro com especialistas vai acontecer na noite desta quarta-feira (30), e será transmitido pelo youtube e redes sociais do SJCC e será mediado pela jornalista e apresentadora da TV Jornal, Anne Barreto.

Saúde mental

Um dos temas será a saúde mental dos brasileiros durante a pandemia da covid-19. Um levantamento feito pela plataforma Consulta Medicamentos revelou que durante este período houve um aumento de mais de 100% na busca por informações sobre remédios para redução de ansiedade e anti depressivos.

O impacto do isolamento e das mudanças de comportamento impostas pelas medidas restritivas vão ser tratados no conexão saúde pelo psiquiatra Jairo Bouer.

"Eventos como esse, que trazem especialistas para conversar sobre como estão as pessoas nesta fase, em diversos campos da saúde, oferecendo a possibilidade de tirar dúvidas e ouvir, são uma forma de democratizar o acesso à informação. Os participantes têm conhecimento científico, o que ajuda a combater as fake news. Vivemos um momento de polarização, isso atrapalha a compreensão do que de fato ocorre. As pessoas ficam em suas bolhas e têm dificuldade de furar essas bolhas para olhar o que vem de fora, ler e se informar. No encontro há essa possibilidade de trocar, de escutar e avaliar o que se pensa", destaca Bouer.

Cuidados com os olhos

O cuidado com os olhos é um outro tema. O médico oftalmologista Álvaro Dantas, um dos convidados do evento, revela que a diminuição de consultas durante a pandemia provocou o agravamento e desenvolvimento de novas doenças oculares.

Ele também contribui com a discussão com "Síndrome do Olho Seco: Uma Doença Muito Comum na Vida Moderna Agravada pela Pandemia". Segundo o especialista, a síndrome é o motivo mais comum de ida ao consultório.7

Em geral, ela está relacionada ao envelhecimento, menopausa, uso de medicações sistêmicas diversas (remédio para dormir e para controle de diabetes e antidepressivos, por exemplo), alimentação industrializada em demasia, álcool e o uso excessivo de telas e de ar-condicionado. Recentemente, tem sido relacionada ao uso constante - e necessário - da máscara.

"Antigamente, não havia tratamento. Não existia o diagnóstico preciso nem como tratar, além da indicação de colírios. Hoje, conseguimos diagnosticar o que está acontecendo em cada paciente e tratar para melhorar a qualidade lacrimal dele, com sessões de luz intensa pulsada e dermoterapia pulsátil, que estimula as glândulas e melhora a produção lacrimal", explica o oftalmologista.

+VÍDEOS