Cuidado

Pernambuco registra aumento de 10% nos casos de intoxicação e envenenamento por escorpião;

No primeiro semestre de 2021 foram registrados 496 casos de pessoas picadas por escorpião

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 17/08/2021 às 18:40 | Atualizado em 02/03/2022 às 19:52
Pixabay
FOTO: Pixabay

Conforme informações do Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX), o Estado de Pernambuco teve um aumento de 10% nos casos de intoxicação e envenenamento por animais peçonhentos.

Os escorpiões lideram os registros. De acordo com Secretária Estadual de Saúde (SES-PE), no primeiro semestre de 2021 foram notificados 992 casos, dentro deste número, 496 foram pessoas picadas por escorpião.

Confira a entrevista

De acordo com Lucineide Porto, coordenadora do CEATOX, a elevação de casos se deu devido ao aumento das chuvas nos últimos meses no Estado.

"Quando chove, ocorre o desalojamento desses escorpiões e eles acaba procurando abrigo próximos a residências", explica a especialista.

Lucineide Porto acrescenta que as maiores vítimas dos animais são crianças que são frequentemente acometidas e os adultos jovens que, no geral, são pessoas que trabalham com materiais de construção ou em casa podem ser picados pelos escorpiões.

Os animais costumam se abrigar em tocas que eles encontram alimentos (como baratas ou pequenos insetos), ambientes úmidos e à noite é o horário que no geral eles saem para caçar estes alimentos e é onde ocorrem mais acidentes.

Ajuda

Os ataques mais comuns ocorrem com os chamados escorpião-amarelo-do-nordeste da espécie Tityus stigmurus e em caso de acidentes com estes amimais, é recomendado que lave o local da picada com água e sabão e de imediato a pessoa adulta busque assistência médica.

No caso de crianças, deve ser levado para Hospital da Restauração, área central do Recife, pois lá existe a medicação adequada.

A população também pode entrar em contato com o CEATOX que tem atendimento 24h no número 0800-722-6001 e conta uma equipe de médicos e enfermeiros para orientar o que deve ser feito e pra onde o paciente deve ser levado.

+VÍDEOS