Apreensão

Mais de duas toneladas de brinquedos irregulares são apreendidos no centro do Recife; quatro pessoas foram presas

Foram apreendidos vários brinquedos como maquiagem, super-herói, molinhas, massa de modelar e muitos outros

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 08/10/2021 às 15:30 | Atualizado em 11/07/2022 às 0:48
Divulgação
FOTO: Divulgação

Durante fiscalização conjunta entre Procon-PE, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE) e Polícia Civil, foram apreendidos mais de duas tonelada de brinquedos falsificados ou fora das especificações legais exigidas pela legislação nacional (sem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Imetro), informações em linguagem estrangeira, sem designação de faixa etária, etc). A ação ocorreu nesta quinta-feira (7) no centro do Recife.

Veja a matéria exibida no TV Jornal Meio-Dia:

De acordo com informações passadas pela delegada responsável pela delegacia de crimes contra o consumidor, Thais Galba, na operação foram presas quatro pessoas que seriam proprietários dos estabelecimentos fiscalizados, seriam três estrangeiros e um brasileiro que foram autuados por crimes contra as relações de consumo, crimes conta o consumidor, fraude no comércio, receptação qualificada e crime contra propriedade patrimonial.

Os riscos que os produtos podem trazer as crianças

Conforme explicação da delegada, os produtos falsificados entram no Brasil sem nenhum tipo de fiscalização ou controle. Com isso, as mercadorias não são analisadas pelo Imetro e não é possível identificar quais as substancias existentes e se são prejudiciais a saúde.

"Posso citar como exemplo uma maquiagem que criança gosta muito. Essa maquiagem a gente não sabe que material é feito ali, aquilo será colocado no olho por fora, mas invariavelmente mas atingir o globo ocular da criança. O batom vai ser colocado na boca e será ingerido e isso pode gerar um problema de saúde", ressaltou Thais Galba.

+VÍDEOS