
Enquanto os enterros acontecem, máquinas abrem mais covas quase ao lado
Tratores estão sendo utilizados para acelerar a criação das covas no cemitério Parque das Flores, no Recife - Foto: Tião Siqueira/TV Jornal
Com informações de Leonardo Vasconcelos
O número de vítimas fatais da pandemia do coronavírus continua crescendo em Pernambuco. O drama de perder um parente e não poder velar o corpo nos cemitérios do Estado já é uma realidade. Para contextualizar a situação, uma equipe de reportagem da TV Jornal foi até o cemitério Parque das Flores, localizado no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, nesta quarta-feira (22). A contaminação pelo novo coronavírus mudou a rotina do lugar.
Em menos de uma hora no local, diversas famílias enterram seus entes queridos com um adeus a distância. São, no máximo, dez familiares em uma despedida rápida e simples. O movimento de carros funerários é intenso. Logo depois de deixar os corpos, eles já saem para buscar outros.
Nas últimas 24 horas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 390 novos casos do novo coronavírus em Pernambuco, atingindo um total de 3.298 pessoas infectadas. Além disso, foram confirmadas laboratorialmente 22 mortes. Com isso, o Estado totaliza 282 mortes pela Covid-19.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
O anúncio foi feito pelo prefeito da capital pernambucana, Geraldo Júlio
O município é uma das cidades fora da Região Metropolitana do Recife com o maior número de casos confirmados da Covid-19
Número de óbitos cresceu 6% em 24 horas