Itaquitinga

Governo retoma obras de presídio citado em delação da Odebrecht

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/05/2017 às 22:00

-Reprodução/TV Jornal

A retomada das obras da unidade II o Presídio de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, vai ter início em setembro deste ano e está prevista para ser concluída em junho de 2018, quando poderá receber mil presos. O anúncio foi feito pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, nesta quarta-feira (3), e publicado no Diário Oficial. O custo da obra será de R$ 14.447.000.

O governo também pretende concluir até outubro deste ano a construção da unidade I do Presídio de Itaquitinga. Esta parte vai custar cerca de R$ 10 milhões e vai abrigar outros mil presos na unidade. O recurso é oriundo do Ministério da Justiça. A unidade prisional é dividido em cinco unidades e projetado para receber um total de 5 mil presos, mas, segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, ainda não há um prazo estabelecido para a conclusão total das obras.

Na tentativa de diminuir a superlotação nas unidades carcerárias de Pernambuco, o governo pretende criar até o final deste ano sete mil vagas para presos em unidades carcerárias do Estado. Serão 4.000 vagas no Presídio de Araçoiaba, que está em obras; 600 vagas no Presídio de Palmares, que está em processo de elaboração do projeto; 800 vagas nos presídios de Tacaimbó e Garanhuns, onde as obras foram concluídas; além das 2.000 vagas no Presídio de Itaquitinga.

População carcerária

Atuante todas as unidades carcerárias do Estado têm capacidade para receber 10.800 detentos, mas abrigam quase 30.000 presos.