Polícia

Operação investiga quadrilha ligada a golpes de pirâmide financeira

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/01/2018 às 9:15

-Reprodução/TV Jornal

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (4) a operação “Necrópole de Gizé”, que investiga um esquema associação criminosa ligada a três pirâmides financeiras. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão domiciliar. Já foram apreendidos documentos, computadores, além de um cofre, no bairro de Setúbal, na Zona Sul do Recife. Foi encaminhado, também, um mandado de prisão preventivo ao idealizador do golpe.

O líder

O líder da organização criminosa foi preso e já está localizado na Delegacia do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Ele foi detido em um prédio na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, enquanto dormia. De acordo com a polícia, ele seria dono de 2 empresas de fachada que funcionaram até setembro de 2016 com esquema de pirâmide.

Por volta desse período, as empresas pararam de repassar dinheiro para os integrantes das pirâmides, deixando muitas vítimas no prejuízo, em Pernambuco, no Brasil e no exterior. A polícia conseguiu ainda o bloqueio de quase R$ 1 milhão das empresas bloqueadas.

Crimes

Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de associação criminosa, estelionato, crimes contra a economia popular e contra o consumidor, além de lavagem de dinheiro.

Operação

No mês de novembro do último ano, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Delegacia do Cordeiro, zona oeste do Recife, descobrindo-se que as empresas-alvo, em sua maioria, eram de “fachada”. Uma delas era criada exclusivamente para coordenar os golpes. As contas bancárias dos investigados foram bloqueadas por determinação judicial desde novembro.

Cerca de 35 policiais civis estão participando da operação, que está sendo supervisionada pela Chefia de Polícia e coordenada pela Diretoria Integrada Metropolitana (DIM). O delegado da 6ª Circunscrição, do Cordeiro, efetuou as investigações.