Agreste

Ibama apreende aves silvestres em feira livre de Caruaru

Durante a operação do Ibama, cinco pessoas foram presas

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 30/04/2019 às 19:04
Divulgação / Ibama
FOTO: Divulgação / Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, na manhã desta terça-feira (30), uma ação na feira livre do Parque 18 de Maio em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa faz parte da Operação Feiras Malditas, que ocorre em todo o país, para coibir o comércio de animais silvestres em feiras livres.

Em Caruaru foram apreendidas 55 aves silvestres como galos campinas, azulões, patativas, papa capins e outras espécies e ao todo cinco pessoas foram presas. Após a lavratura dos procedimentos no plantão policial da cidade, os pássaros foram levados para serem soltos no seu habitat natural.

Outras cidades

De acordo com o chefe de investigação do Ibama Pernambuco Amaro Fernandes, a equipe está percorrendo o Estado desde sábado (27). O primeiro local visitado foi a feira livre de Petrolina, onde foram apreendidos 108 animais e sete pessoas foram presas. Nessa segunda-feira (29), a equipe esteve na feira livre de Belo Jardim, onde foram apreendidos 130 animais. Ainda segundo Amaro, outras cidades serão alvos da operação. O chefe destacou ainda que foram geradas muitas para essas pessoas que somam quase 400 mil reais e caso não sejam pagas os infratores poderão ter problemas na aposentadoria.