Covid-19

"Ganhe o Mundo": estudantes voltam ao Recife por causa do coronavírus

O programa "Ganhe o Mundo" promove intercâmbio para dez países

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 01/04/2020 às 8:30
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

Estudantes do programa "Ganhe o Mundo", do Governo de Pernambuco, desembarcaram nessa terça-feira (31), no Aeroporto Internacional do Recife, por causa da pandemia do coronavírus.

Os 116 jovens estavam no Chile, desde o dia 15 de março. Apesar da orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de não manter o contato físico, durante a chegada dos alunos, para os pais, o abraço foi a principal maneira encontrada para aliviar a tensão.

Anvisa

Antes do desembarque, uma equipe da Anvisa entrou na Aeronave para avaliar as condições de bordo e, por meio de panfletos, passou todas as informações e orientações sobre a Covid-19 para os estudantes. Além das recomendações do Ministério da Saúde para contenção do vírus, informaram também sobre a necessidade de ficar 14 dias de quarentena, em isolamento social.

Programa

O programa "Ganhe o Mundo" promove intercâmbio para 10 países. Entre eles, Canadá, Chile e Estados Unidos. O Governo do Estado não divulgou a quantidade de alunos que ainda está fora do país.

Revolta

Na área de desembarque, as mães estavam revoltadas com a situação. Elas contam que foram avisadas do retorno do grupo pelos próprios filhos e que, em momento nenhum, os jovens receberam suporte do governo.

Nota do Governo

Em nota, o Governo do Estado disse que teve dificuldades para trazer os estudantes, devido à grande redução do número de voos nacionais e internacionais. O órgão informou que só conseguiu fechar todo o processo de confirmação do voo, no último final de semana.

O Governo também decidiu manter outros estudantes no exterior, pois eles estão bem e estão sendo acompanhados diariamente pela equipe do programa Ganhe o Mundo e pelas instituições internacionais parceiras.