CORONAVÍRUS

Procon multa agências da Caixa em R$ 20 mil por dia por aglomerações

A multa é de R$ 20 mil, cada, por dia, por descumprirem determinações do órgão no sentido de evitar aglomerações.

Divulgação / Procon
FOTO: Divulgação / Procon

O Procon Pernambuco multou duas agências da Caixa Econômica Federal nos bairros da Encruzilhada e Casa amarela, Zona Norte do Recife. O motivo foi a aglomerações de pessoas que buscavam atendimento nos bancos. O fato aconteceu nessa terça-feira (14).

As filas não respeitavam o distanciamento de 1 metro entre uma pessoa e outra. A multa é de 20 mil reais por cada dia em que sejam constatados mais descumprimentos do decreto estadual.

>>>Recife terá limite de cliente em mercados e controle de fila em bancos

>>>Coronavírus: Após decreto, Procon fiscaliza mercados no Recife

>>>Coronavírus: Bancos podem continuar com cobranças? Procon tira dúvidas

Defesa

As duas agências já haviam sido notificadas na semana passada e, na volta, os fiscais identificaram de novo a irregularidade. As agências têm um prazo de até 20 dias para apresentar defesa. O Procon-PE informou que a multa só será retirada após a implantação das medidas preventivas.

Outras agências

As agências da Caixa que ficam na Avenida Marquês de Olinda, no Recife Antigo, e no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, foram fiscalizadas nessa segunda-feira (13). Nesta terça-feira (14), uma equipe retornou ao local, mas, ambas estavam cumprindo com as medidas. Foi aberto um processo administrativo e a Caixa Econômica tem um prazo de 10 dias para apresentar defesa.

Fiscalização em mercados

Após o novo decreto que limita clientes em supermercados e determina controle de filas em bancos e lotéricas no Recife, o Procon fez visitas na manhã desta terça-feira (14), em alguns estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife. Ao todo, três supermercados foram fiscalizados. De acordo com o Procon, a ação teve por objetivo a verificar se estão sendo cumpridas as novas determinações que limitam a quantidade de clientes nos estabelecimentos.

Fiscalização em bancos

Nas agências bancárias e casas lotéricas, deve haver controle das filas, dentro e fora dos estabelecimentos. Além de maior agilidade no atendimento, evita aglomerações.