Secretaria de Defesa Social

Apesar de isolamento, homicídios em Pernambuco crescem pelo 3º mês

Nem o isolamento social para prevenir a disseminação do coronavírus impediu o aumento das taxas de homicídio em Pernambuco

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/04/2020 às 8:49
Paulo Daniel/TV Jornal
FOTO: Paulo Daniel/TV Jornal

Pelo terceiro mês consecutivo, aumenta número de homicídios em Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 381 pessoas foram mortas em março. No mesmo período do ano anterior, foram 316 assassinatos registrados. Isso significa que houve um aumento de 14,2%.

>> Suspeito de matar três mulheres em Itapissuma é preso pela polícia

>> Homem é morto com tiros na cabeça na frente da mãe e da esposa grávida no Recife

>> Sertão: Criança de 11 anos que estava desaparecida é encontrada morta

>> Homem é morto com dois tiros no rosto próximo a escola em Jaboatão

Violência contra a mulher

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), os indicadores de violência contra mulheres diminuíram em Pernambuco, em março de 2020, em relação aos números do mês, em 2019.

Segundo a SDS, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) com vítimas do sexo feminino caíram de 20 para 12. Dentro desse total, os feminicídios ficaram no mesmo patamar, com quatro vítimas.

>> Professora é morta com 14 facadas e suspeito fica ao lado do corpo

>> Homem tenta matar ex-companheira e irmã dela por causa de ventilador

>> Homem tenta atropelar ex-companheira em Jaboatão dos Guararapes

Quando se refere à soma dos casos de janeiro, fevereiro e março, os CVLIs de mulheres baixaram em 5,9% de 51 para 48 vítimas, entre 2019 e 2020. A violência doméstica contra a mulher retraiu de 10.902 para 10.587 registros policiais. Quanto aos estupros, levando em conta o mesmo período, o quantitativo de vítimas que buscaram a Polícia foi de 634 para 512.

Onde e como buscar ajuda

Atualmente, Pernambuco conta com Delegacias da Mulher em Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns e Petrolina.

Onde não houver uma unidade especializada, a população pode procurar qualquer delegacia de plantão da cidade onde se está para fazer o registro da ocorrência.

#UmaPorUma

A violência contra a mulher é constante e frequentemente acaba em tragédia. Existe uma história para contar por trás de cada feminicídio, em Pernambuco. O especial Uma por uma contou todas. Em 2018, o projeto mapeou onde as mataram, as motivações do crime, acompanharam a investigação e cobraram a punição dos culpados. Um banco de dados virtual, com os perfis de vítimas e agressores, além dos trágicos relatos que extrapolam a fotografia da cena do crime. Confira o especial Uma por Uma, sobre feminicídios em pernambuco, aqui.

Registro online

Por causa das medidas de isolamento social, devido à pandemia do coronavírus, alguns crimes podem ser registrados por meio da Delegacia pela Internet.

Notícias policiais da TV Jornal

Quer ficar acompanhando as notícias policiais da TV Jornal? Você pode ter acesso rápido a todas elas no nosso grupo, no Facebook. Acesse aqui o grupo Notícias Policiais TV Jornal.