vacinação

Dia D de vacinação acontece neste sábado (17); veja como e onde se vacinar

Este sábado (17) é o dia D de vacinação contra poliomelite, sarampo e diversas outras doenças. A campanha estimula também a atualização da caderneta

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/10/2020 às 8:06 | Atualizado em 16/05/2023 às 13:15
Fernando Frazão/Agência Brasil
FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais de 140 unidades de saúde do Recife estarão abertas, neste sábado (17), para vacinar crianças de 1 ano a menores de 5 anos, contra poliomielite.

O Dia D acontece das 8h às 17h e também visa atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos, além de imunizar pessoas de 20 a 49 contra o sarampo.

A lista das salas de vacinação abertas neste sábado está disponível no site da Prefeitura do Recife.

Vacinação contra Poliomelite

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife recebeu mais de 80 mil doses da vacina de pólio, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) para imunizar as crianças que são público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite. A campanha começou no último dia 5 e segue até o próximo dia 30.

A meta é vacinar, pelo menos, 95% das mais de 80 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos na capital, mesmo que elas já tenham tomado a vacina anteriormente. Até o momento, cerca de três mil receberam a vacina.

Quantas doses precisa da vacina da Pólio?

O esquema de vacinação da pólio é composto por três doses da vacina injetável, aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de reforço com a vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

“Embora estejamos há 30 anos sem registros de casos de poliomielite no Brasil, não podemos descuidar. A doença é muito grave e a vacina é a melhor forma de prevenção", explica o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

"Reforçamos que as unidades de saúde do Recife estão seguindo todas as recomendações de higiene e segurança contra a covid-19, então, os pais não precisam ficar receosos e devem levar as suas crianças”, conclui.

Multivacinação e atualização da caderneta

Outro público-alvo do Dia D, as crianças e adolescentes menores de 15 anos, também devem ir até as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinas.

Desde o começo do mês, a Sesau iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina, que oferece 17 imunizantes do calendário vacinal, como BCG, meningocócica, febre amarela, HPV, pentavalente, rotavírus, pneumocócica, varicela, hepatites A e B, DTP e outras.

A orientação da Secretaria é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que os profissionais do Programa de Imunização (PNI) do Recife avaliem a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas.

Diferentemente da campanha contra poliomielite, como essa campanha é seletiva, não há meta estipulada pelo MS.