VACINAÇÃO

Com PRORROGAÇÃO das CAMPANHAS, veja esquema de VACINAÇÃO NO RECIFE

Três campanhas de vacinação foram prorrogadas: contra a poliomielite, contra o sarampo e a campanha de multivacinação

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 03/11/2020 às 9:12 | Atualizado em 29/06/2023 às 10:13
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Prefeitura do Recife decidiu manter o horário estendido de vacinação, das 8h às 21h, de nove unidades de saúde do município, a partir desta terça-feira (3).

A ação visa a dar mais uma opção para quem tem dificuldade em buscar vacinação, no horário comercial. Além disso, a PCR vai montar postos volantes em vários locais de grande circulação de pessoas, nos oito Distritos Sanitários.

Campanhas de vacinação

As ações são voltadas para três Campanhas de vacinação, que foram prorrogadas pela Secretaria de Saúde do Estado (SES), até o dia 13 de novembro:

  • focada em crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra poliomielite
  • crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta de vacina
  • pessoas de 20 a 49, contra o sarampo.

Atendimento nos polos de vacinação

A cada dia, duas unidades vão ficar abertas, até às 21h.

  • Excepcionalmente nesta terça (3), três locais vão estender o horário: Policlínica Albert Sabin, na Tamarineira, Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, e Centro de Saúde Joaquim Cavalcante, nos Torrões.
  • Na quarta (4), as Policlínicas do Pina e Lessa de Andrade, na Madalena, vão funcionar até mais tarde.
  • Já na quinta (5), a população pode se imunizar à noite no Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa, no Barro, e na Upinha Rio da Prata, no Ibura.
  • Na sexta (6), a vacinação acontece nas Policlínicas Salomão Kelner, em Água Fria, e Clementino Fraga, no Vasco da Gama.

Evitar aglomerações

Para evitar a concentração de pessoas apenas nessas unidades, a Sesau orienta que quem tiver disponibilidade no horário comercial deve procurar a unidade de saúde mais perto de sua casa.

As vacinas continuam sendo oferecidas, nas mais de 140 unidades de saúde do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A lista das salas de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife.

Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite

Desde o começo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, iniciada no último dia 5, o Programa de Imunização (PNI) do Recife aplicou mais de 27 mil doses da vacina, o que representa uma cobertura vacinal de 32%.

A meta do município é vacinar, pelo menos, 95% das mais de 80 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos, na capital, mesmo que elas já tenham tomado a vacina anteriormente.

Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina

Também devem buscar as unidades de saúde as crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualizar a caderneta de vacinas.

Desde o começo do mês, a Sesau iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina, que oferece 17 imunizantes do calendário vacinal, como BCG, meningocócica, febre amarela, HPV, pentavalente, rotavírus, pneumocócica, varicela, hepatites A e B, DTP e outras.

A orientação da Secretaria é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que os profissionais do (PNI) do Recife avaliem a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas.

Diferentemente da campanha contra poliomielite, como essa campanha é seletiva, não há meta estipulada pelo MS.

>> Campanha de vacinação contra raiva começa neste sábado (24) no Recife

Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo

Já a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo é voltada para todas as pessoas de 20 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina tríplice viral anteriormente.

O PNI Recife aplicou pouco mais de 35 mil doses da vacina, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Ainda podem se vacinar as crianças e jovens de 5 a 19 anos que nunca tomaram a tríplice viral ou não tenham comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida.

Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar.