Campanha de vacinação

DRIVE-THRU: veja ONDE VACINAR CRIANÇAS contra POLIOMELITE no RECIFE

A partir desta terça-feira (10), o Recife terá pontos de drive-thru para imunizar as crianças que ainda não receberam a dose contra a poliomielite

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 10/11/2020 às 11:35 | Atualizado em 01/06/2023 às 9:49
Tomaz Silva/ABr
FOTO: Tomaz Silva/ABr

A partir desta terça-feira (10), o Recife terá pontos de drive-thru para imunizar as crianças de 1 a menores de 5 anos, que ainda não receberam a dose contra a poliomielite.

A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Vacinação. A capital pernambucana atingiu 52% de cobertura vacinal, totalizando cerca de 42 mil doses aplicadas.

A estratégia de vacinação sem precisar sair do carro também foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde (Sesau) para melhorar as coberturas vacinais, assim como a ampliação do horário de vacinação, em dez unidades de saúde, para das 8h às 21h.

Como vai funcionar o drive-thru na vacinação de crianças contra a poliomelite?

O Drive-thru acontecerá até a quinta-feira (12), cada dia, em um local diferente, entre 8h e 16h. No drive, a vacinação é exclusiva para crianças, contra poliomielite.

  • Na terça (10), será montado na Avenida Norte, no bairro da Macaxeira, em frente à Escola Técnica Estadual Miguel Batista.
  • Já na quarta (11), o esquema acontecerá na Avenida Boa Viagem, no Pina, no recuo da Rua Antônio de Góes, próximo ao empresarial JCPM.
  • Na quinta (12), último dia do drive, os profissionais da Sesau vão aplicar as doses no ponto montado na Avenida Agamenon Magalhães, em Santo Amaro, no recuo antes do viaduto da Avenida Norte, sentido Recife.

Horário estendido de vacinação

Além do drive, a Secretaria de Saúde também está mantendo o horário estendido de vacinação, das 8h às 21h, em dez unidades de saúde, durante esta semana.

A ação é voltada para as três Campanhas de vacinação, que foram prorrogadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o dia 13 de novembro.

As campanhas são focadas em crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra poliomielite; crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta de vacina; e pessoas de 20 a 49, contra o sarampo.

  • Nesta terça (10), as Policlínicas Albert Sabin (Tamarineira) e Gouveia de Barros (Boa Vista) vão funcionar até mais tarde.
  • Na quarta, a população pode se imunizar até 21h nas Policlínicas Lessa de Andrade, na Madalena, e Naíde Regueira Teodósio/Pina, no Pina.
  • Na quinta, a vacinação acontece no Centro de Saúde Gaspar Regueira, no Barro, e na Upinha Rio da Prata, no Ibura.
  • Já na sexta (13), as Policlínicas Clementino Fraga, no Vasco da Gama, e Salomão Kelner, em Água Fria, vão estender o horário.

Para evitar a concentração de pessoas apenas nessas unidades, a Sesau orienta que, quem tiver disponibilidade no horário comercial, deve procurar a unidade de saúde mais perto de sua casa.

As vacinas continuam sendo oferecidas, nas mais de 140 unidades de saúde do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

>> Coronavírus: Pernambuco totaliza mais de 167 mil casos confirmados

Salas de vacinação

A lista das salas de vacinação está disponível aqui.

Pólio

Desde o começo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, iniciada no último dia 5, o Programa de Imunização (PNI) do Recife aplicou cerca de 42 mil doses da vacina, o que representa uma cobertura vacinal de 52%.

A meta do município é vacinar, pelo menos, 95% das mais de 80 mil crianças, de 1 ano a menores de 5 anos, na capital, mesmo que elas já tenham tomado a vacina anteriormente.

>> Empresa farmacêutica planeja ter mais de 1,3 bilhão de vacinas contra covid-19 em 2021

Multivacinação

Também devem buscar as unidades de saúde as crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualizar a caderneta de vacinas.

Desde o começo do mês, a Sesau iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina.

A campanha oferece 17 imunizantes do calendário vacinal, como BCG, meningocócica, febre amarela, HPV, pentavalente, rotavírus, pneumocócica, varicela, hepatites A e B, DTP e outras.

A orientação da Secretaria é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que os profissionais do Programa de Imunização (PNI) do Recife avaliem a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas.

Diferentemente da campanha contra poliomielite, como essa campanha é seletiva, não há meta estipulada pelo MS.

>> Por conta da covid-19, eleitores vão precisar seguir protocolos de segurança na hora da votação

Vacinação contra o sarampo

Já a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo é voltada para todas as pessoas de 20 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina tríplice viral, anteriormente.

O PNI Recife aplicou pouco mais de 39 mil doses da vacina, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.