Educação

Sesi-PE abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos, e oferece cursos profissionalizantes do Senai


Alunos poderão concluir os anos finais do Ensino Fundamental e fazer, ao mesmo tempo, um curso de qualificação no Senai-PE

Karina Costa Albuquerque Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/03/2021 às 11:02
Pixabay
FOTO: Pixabay
Leitura:

O SESI-PE está com 400 vagas gratuitas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante Ensino Fundamental II, que permitirá ao aluno cursar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e fazer, ao mesmo tempo, um curso de Qualificação Profissional do Senai-PE.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 14 de abril nas unidades do SESI ou por meio de um formulário online disponível no site da instituição (www.pe.sesi.org.br). As aulas acontecerão 100% online.

>> Com salário de até R$ 5 mil, IBGE lança edital de novo concurso; veja como se inscrever

>> SESI-PE abre 200 vagas gratuitas para cursos a distância; veja como se inscrever

Requisitos

Para realizar a inscrição, é necessário ter no mínimo 15 anos e ter concluído os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). No ato da matrícula, o interessado deve apresentar as cópias da certidão de nascimento ou de casamento, do RG, do CPF e comprovante de residência, além do histórico escolar referente a conclusão dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma foto 3x4 e uma declaração de baixa renda.

O candidato que realizar a inscrição online no site da instituição terá um prazo de 60 dias para entregar o histórico escolar original em qualquer escola do SESI.

>> Programa de qualificação profissional do governo abre inscrições para mais de 6 mil vagas

>> SESI-PE disponibliza 400 vagas para o EJA Profissionalizante do Fundamental II

Certificados

A duração do programa é de no máximo um ano e, ao final dele, o estudante sairá com dois certificados, sendo um de conclusão do Ensino Fundamental e o outro de um curso de Qualificação do SENAI de Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Inspetor de Qualidade, Assistente de Controle de Qualidade, Operador de Microcomputador, Almoxarife, Eletricista Instalador Residencial ou de Polidor Automotivo, que deve ser escolhido no ato da matrícula.

Aulas

As aulas remotas começam em 19 de abril, com a etapa de reconhecimento de saberes, no Portal SESI de Educação. Depois, o aluno iniciará seus estudos na plataforma de ensino Learning Management System (LMS) acompanhado por professores-tutores, que abordarão as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Todos os conteúdos estarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, o que possibilita que o estudante estude onde, como e quando puder, de acordo com sua rotina.

Metodologia

De acordo com a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, as metodologias são adequadas para cada faixa etária, assim como os conteúdos abordados estão aliados ao segmento industrial. Isso faz com que os currículos dos estudantes fiquem mais conectados à realidade profissional de cada um.

“A indústria pernambucana precisa de profissionais capacitados e capazes de pensar de forma crítica e consciente. A EJA complementa o que os alunos já aprenderam ao longo da vida e desenvolve capacidades e aptidões que serão úteis no dia a dia, no mercado de trabalho e no exercício da cidadania”, comentou.

Recolocação profissional

Já a diretora de Educação do Senai Pernambuco, Carla Abigail, afirma que a iniciativa é uma ótima oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego ou de se recolocar profissionalmente.

“O SENAI tem um compromisso com a transformação da vida das pessoas por meio da educação profissionalizante. Nesse programa, a nossa proposta é oferecer cursos de qualificação que possibilitem a entrada ou reinserção dessas pessoas de forma rápida no mundo profissional e até mesmo a geração de renda por meio do empreendedorismo”, explica.

Mais informações

Quem tiver dúvidas ou quiser enviar os documentos, pode entrar em contato com o SESI pelo e-mail matriculaeja@sistemafiepe.org.br.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3412-8580, 3481-0176 ou 98809-3121 (WhatsApp).