ELEIÇÕES 2022

Pode levar o e-título para votar? Confira tudo sobre o aplicativo

O aplicativo é um grande aliado do eleitor.

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 29/09/2022 às 10:35 | Atualizado em 29/09/2022 às 10:37
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
O aplicativo foi um dos mais baixados dos últimos dias - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

No próximo domingo (02), acontece o primeiro turno das eleições 2022 e com isso chega uma novidade. O aplicativo do tse, "e-título", poderá substituir o documento impresso com foto para quem possui a biometria cadastrada no TSE.

 A emissão da versão digital do título através do e-título será suspensa no dia 2 de outubro, durante as eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aconselha os usuários do aplicativo a atualizarem o e-título. 

COMO USAR O E-TÍTULO?

O aplicativo foi um dos mais baixados nos últimos dias, com cerca de 2,5 Milhões de downloads. Todavia, muitos usuários ainda tem dúvidas acerca da como o e-título poderá ser utilizado nas eleições.

O aplicativo do TSE  pode ser baixado gratuitamente em aparelhos tanto sistema Android, quanto IOS.

Ao baixar o aplicativo na loja. abra-o e siga as seguintes instruções:

"Próximo" > "Começar no e-Título" > Aceitar os termos de uso.

Para emitir o título digital, o eleitor deve seguir os seguintes passos dentro do aplicativo:

  • Preencha o nome, data de nascimento, CPF ou número de inscrição presente no título impresso, além de nome da mãe e do pai, caso conste no RG, e clique em "Entrar no e-Título".
  • Logo depois, responda a três perguntas pedidas pelo App para confirmar sua identidade.
  • Crie uma senha
  • O aplicativo pode mostrar uma tela para ativar o desbloqueio do aplicativo com o leitor de impressão digital do celular, porém fica a critério do eleitor.
  • Os dados do título de eleitor ficarão disponíveis na aba "e-Título".

POSSO LEVAR APENAS O E-TÍTULO PARA VOTAR?

Se a biometria do eleitor está cadastrada no TSE e ele se encontra em dia com a Justiça Eleitoral, será permitido levar apenas o aparelho com o aplicativo e-título.

Caso a foto do eleitor não aparecer na aba principal do aplicativo, significa que ele não poderá usar o celular para ter o acesso a urna eletrônica.

Dessa forma, o TSE exigirá a apresentação de um documento com foto, sendo as opções: carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, ou até mesmo, o próprio e-título (desde que esteja com a biometria cadastrada). 

Além disso, o aplicativo possui vários recursos e pode auxiliar o eleitor de diversas formas nessas eleições, como a aba "onde votar", onde é mostrada o local de votação do eleitor e traça rotas de como chegar ao local. 

ELEIÇÕES 2022: Veja o que pode ou não pode nas eleições:

 

 

MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL
O título de eleitor está disponível para os sistemas Android e iOS - FOTO:MARCELLO CASAL JRAGÊNCIA BRASIL