Tá DE BOA

Tá de boa: advogada usa expressão pernambucana durante Sessão Plenária e viraliza

A expressão "tá de boa", que foi transmitida por videoconferência, contava com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

Tá de boa: advogada usa expressão pernambucana durante Sessão Plenária e viraliza

Momento da sessão em que a gafe aconteceu - Foto: Reprodução

Lívia Karolline

A advogada Poliana Beserra, natural de Garanhuns, no Agreste pernambucano, viralizou na web após usar uma expressão bem regional durante a 91° Sessão Plenária do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A videoconferência da sessão plenária foi transmitida às 15h do último dia 26 de outubro.

Ao ser perguntada se concordava com a leitura de dispensa do relatório, a advogada disparou: "concordo, tá de boa" provocando risadas entre os colegas presentes na sessão e do próprio presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, que brincou "Tá de boa é uma expressão jovial, viu?" e logo após continuou o processo normal da sessão. A advogada que também não aguentou o riso pela gafe, se corrigiu e pediu desculpas pelo ocorrido. 

Confira abaixo o momento exato da brincadeira que acontece em 7 horas e 23 minutos da sessão:

Repercussão

Depois do acontecido, o presidente Frederico Neves voltou a brincar com a expressão na 101° Sessão Plenária do TRE-PE, transmitida no último dia 12 de novembro, perguntando se a advogada estava 'de boa', novamente provocando risadas entre os colegas de sessão. A brincadeira aconteceu com 7 horas e 5 minutos e 20 segundos de vídeo.

Ciente da repercussão, a advogada comentou que ficou surpresa. "A profissão do advogado é esteriotipada por vestes formais e linguagem culta, essa é a liturgia. A expressão "tá de boa" foi usada de maneira espontânea, e sinceramente, não esperava por tanta repercussão. Recebi mensagens de amigos e links que reproduziram a sessão do TRE-PE. Acredito que a repercussão se deu considerando alguns casos conhecidos de advogados que já foram humilhados perante a alta corte por não se dirigirem aos Ministros como Vossas Excelências, como já aconteceu no STF. O Desembargador Presidente, Frederico Neves, foi super altruísta e um verdadeiro gentleman, como como teriam sido no lugar dele. Ele é motivo de exemplo para todos os juízes, desembargador, ministros e advogados, merece todo reconhecimento pela humildade, apesar do status. Como disse, foi espontâneo, acredito que a liturgia deve ser seguida, como também acredito que o Direito é para o povo e tem que ser por eles interpretado." afirmou em entrevista ao site da TV Jornal. "Meta: Ser reconhecida pela reputação ilibada e notável saber jurídico. Realidade: Virei "meme nacional" brincou a advogada em uma rede social.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.