Liminha

Liminha: o menino de Vila Matilde que roubou o coração de Silvio Santos

Conheça a história de Liminha e confira os detalhes da sua visita aos estúdios da TV Jornal

Ruana Quan
Ruana Quan
Publicado em 09/04/2021 às 15:24
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

Foi atarefado no meio dos corredores da TV Jornal, afiliada do SBT em Pernambuco, que o menino de Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo conversou com nossa equipe. Liminha é conhecido por causa dos seu boné, óculos escuros, meias de cano longo e das brincadeiras no Domingo Legal, programa do SBT e já se tornou referência na nossa programação.

O que você gostaria de saber sobre o Liminha? Ele responde!

O diretor de palco do SBT falou com nossa equipe sobre algumas curiosidades que as pessoas mais procuram sobre ele no Google. Até sobre o salário ele respondeu!

Quem é Liminha?

Ailton Sampaio Lima é canceriano, tem 55 anos, começou a trabalhar aos 15 anos de idade no SBT como apontador de produção, ele ficava encarregado de anotar o horário de quem entrava e saía do estúdio. Trabalhava a noite, das 22h às 6h, mas as gravações iam até às 3h, nesse tempo, ele dormia no estúdio até a hora de "bater o ponto" pra ir pra casa. Mas, esse serviço não era o bastante para um menino que tinha sede de aprender sobre a televisão, e então onde precisavam dele, ele estava.

Amigo do peito

Foram inúmeras vezes que Ailton ficou até depois do horário, e assim conheceu Augusto Liberato, o Gugu, criando uma grande amizade. Gugu, era produtor do "Domingo no Parque" programa apresentado por Silvio Santos para o público infantil nos anos 80. Foi numa terça-feira, que Gugu soube através da "rádio corredor'' que o Liminha seria demitido até a sexta-feira daquela semana.

A função de Liminha não existiria mais. Gugu não mediu esforços para ajudar o amigo. Levou ele até o Humberto Garin que na época era responsável por todos os musicais da emissora, e pediu pra que o Liminha não fosse demitido. Chegando no RH, Ailton já estava demitido. Augusto pediu, conversou e o amigo ficou na empresa.

Liminha mudou de função, passou a ser auxiliar musical do SBT junto com o Leon Abravanel que na época era gerente de produção. Teve a oportunidade de trabalhar com boa parte dos programas de auditório que tinha banda. Nesse tempo, a amizade com Gugu solidificou. Até marmita eles chegaram a dividir. Em contrapartida, Liminha olhava o carro do amigo que ficava estacionado em uma padaria perto do antigo estúdio do SBT.

Braço direito do Gugu

Gugu pediu para Liminha o ajudar a montar o piloto do Viva a Noite, programa que foi sucesso nas décadas de 80 e 90 na tela do SBT. A ajuda foi tanta que Liminha começou a trabalhar sem receber nada a mais. Até que um homem – Liminha não gosta de pronunciar o nome dele –, mandou ele sair do meio da plateia, do qual ele era o animador.

Ailton aprendeu a ler um script – é um papel onde é organizado todo o tempo do programa –, se tornou o braço direito da maioria dos apresentadores da emissora. Foi até apresentado por Gugu ao Silvio Santos durante a gravação do Domingo no Parque. Silvio, por sua vez, pergunta o nome do garoto, "Qual é o seu nome?", questionou o patrão. Ailton responde:" Liminha!". Descontraído Silvio ignora o chamando de Lucas. Liminha lembra em depoimento ao programa especial da morte do Gugu no Domingo Legal que o dono do Baú não gosta de chamar ninguém pelo apelido.

Liminha começa a trabalhar com o dono do Baú

A partir daquele momento começou a trabalhar com o Silvio Santos. Liminha se tornou oficialmente diretor de palco, trabalhando exclusivamente para o Domingo Legal no comando de Gugu e até hoje para o Programa Silvio Santos. Com exceção do Vem Pra Cá novo programa de Patrícia Abravanel, filha de Silvio.

Faz parte do núcleo de Silvio Santos, mas não entra como custo de produção do programa. Se tornou uma espécie de "Patrimônio" do SBT junto com Lombardi, locutor; Roque, assistente de palco e Joaquim Neto que é responsável pelo microfone de Silvio.

Ailton hoje é casado com a dentista Fernanda Fiuza, mora em Belo Horizonte e viaja para São Paulo a trabalho.

Confira a participação do Liminha na Escolinha da Cinderela